Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SE7E PECADOS

Este blog destina-se a divulgar receitas experimentadas por mim, adoro cozinhar, principalmente doces, receitas da minha avó, da minha mãe que me recordam o cheiro dos tempos de criança. E outras encontradas por esses blogs fora...

31
Mai14

Tarte de limão merengada

suzi

 

Uma verdadeira delícia, esta tarte de limão!

 

 

Deixo-vos a receita para Bimby, facílima, e também a receita tradicional.

 

Ingredientes

Para a base:

300g farinha

130g manteiga

70g água

1/2 colher chá sal

 

Para o recheio:

4 gemas de ovo

200g água

50g farinha Maizena

130g açúcar

40g sumo limão

40g manteiga

 

Para o merengue:

50g açúcar

4 claras ovo

1 pitada sal

 

Preparação

A base Bimby:

No copo da Bimby coloque todos os ingredientes pela ordem indicada e programe 15 seg./vel 6. Estenda a massa com um rolo, coloque-a em cima da tarteira, forrando-a e retire o excesso. Pique a massa com um garfo e leve a forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 15/20 minutos. Reserve.

 

A base tradicional:

Num recipiente colocar a farinha e juntar a manteiga à temperatura ambiente. Misturar bem. Adicionar o açúcar, o sal e a água. Envolver muito bem e colocar no frigorífico durante 10 minutos.  Estenda a massa com um rolo, coloque-a em cima da tarteira, forrando-a e retire o excesso. Pique a massa com um garfo e leve a forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 15/20 minutos. Reserve.

 

O recheio Bimby:

Deite no copo todos os ingredientes do recheio e programe 5 min/90º/Vel 4. Deite o creme sobre a base.

 

O recheio tradicional:

Dilua a farinha Maizena na água, ainda fria. Leve a lume brando e vá adicionando o açúcar, a manteiga, o sumo cde limão e, por fim, as gemas, em fio, mexendo sempre. Deixe ferver cerca de 3 minutos, até engrossar.

 

O merengue na Bimby:

Pese o açúcar e reserve. Coloque a borboleta no copo, as claras, o limão, o sal e programe 6 min/vel 3. Nos últimos 30 segundos finais adicione o açúcar pelo bocal da tampa. Cubra a tarte com o merengue e leve ao forno cerca de 10 minutos ou até o merengue estar dourado.

 

O merengue tradicional:

Com a batedeira bata as claras em castelo, quando estiverem levantadas, adicione o açúcar, aos poucos. Cubra a tarte com o merengue e leve ao forno cerca de 10 minutos ou até o merengue estar dourado.

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.