Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

SE7E PECADOS

Este blog destina-se a divulgar receitas experimentadas por mim, adoro cozinhar, principalmente doces, receitas da minha avó, da minha mãe que me recordam o cheiro dos tempos de criança. E outras encontradas por esses blogs fora...

15
Fev15

Gel de banho na Bimby e tradicional

suzi

_DSC0257.JPG

 

Apesar de este ser um blog de culinária, hoje estou aqui para vos contar sobre uma esperiência que decidi levar a cabo. Trago-vos ambas as receitas, tanto para a Bimby como tradicional. É fácil!

 

Como estamos em época de restrições orçamentais, decidi trazer dicas de economia doméstica, uma disciplina escolar do tempo da minha mãe, mas que caiu em desuso. A mim parece-me muito pertinente nos tempos de hoje.

 

Achei graça à ideia de fazer o meu próprio gel de banho e decidi experimentar. Aqui fica o relato de um caso de sucesso:

 

Material:

200g de sabonete (usei 2 sabonetes DOVE)

12,5 copos medida (copo da Bimby)

 

Preparação Bimby:

Corte cada sabonete em quatro pedaços e coloque no copo da Bimby. Triturar 45 seg/vel 9. Adicione meio copo medida para ajudar a derreter, de seguida programe 3 min/90º/vel 3. Coloque os 12 copos medida de água num recipiente e aqueça-a. Junte a água no copo da Bimby e programe 8 min/90º/vel 3. No final, coloque a mistura num alguidar, mexendo de vez em quando, durante cerca de 8 horas. 

Quando terminar o gel ainda está liquido e só irá engrossar quando arrefecer completamente.

 

Preparação tradicional:

Rale os sabonetes para dentro de uma caçarola. Adicione 50ml de água. Leve a lume até começar a derreter. Adicione 1200ml (1,2lt) de água previamente aquecida e leve ao lume brando até obter uma mistura homogénea, liquída, mexendo sempre, até derreter todo o sabonete.

No final, coloque a mistura num alguidar, mexendo de vez em quando, durante cerca de 8 horas. 

Quando terminar o gel ainda está liquido e só irá engrossar quando arrefecer completamente.

 

Ficou com a textura perfeita e custou apenas o preço do sabonete € 1,43, rendeu 1,5 lt.