Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

SE7E PECADOS

Este blog destina-se a divulgar receitas experimentadas por mim, adoro cozinhar, principalmente doces, receitas da minha avó, da minha mãe que me recordam o cheiro dos tempos de criança. E outras encontradas por esses blogs fora...

05
Jun17

Tarte de côco

suzi

IMG_1206.JPG

 

Uma receita super rápida de fazer para quando não temos muito tempo e temos um jantar de amigos, quer seja para levar ou para ficar em casa.

IMG_1205.JPG

 

Ingredientes:

1 embalagem de massa quebrada (fiz receita de massa quebrada da bimby)

1 lata de leite condensado

3 ovos

2 iogurtes de côco

200g de côco ralado

 

Para a massa quebrada:

300 g farinha

130 g manteiga

70 g água

0.5 c. chá de sal

0.5 c. chá de açúcar

 

Preparação:

Massa quebrada Bimby

Coloque no copo a farinha, a manteiga, a água, o sal, e o açúcar e bata 15 seg/vel 6. Estenda a massa com a ajuda de um rolo.

Massa quebrada tradicional

Misture a farinha com a margarina, com uma batedeira eléctrica. Adicione ao preparado a àgua, o sal e o açucar. Estenda a massa com a ajuda de um rolo.

 

Para a tarte:

Forre uma tarteira com a massa quebrada e reserve. Com a batedeira, misture muito bem os ovos com o leite condensado, adicione os iogurtes e o côco e bata mais um pouco até obter uma mistura homogenea.

Leve a forno previamente aquecido a 180º durante cerca de 35 minutos.

18
Abr17

Bolo de pêra ou maçã

suzi

IMG_1145.JPG

 

Ingredientes:

4 pêras laminadas

2 ovos
110g de açúcar
20g de vinho do porto
70g de manteiga
60g de doce de abóbora
170g de farinha com fermento
1c. chá de fermento em pó

1 pitada de sal

Nozes qb

Canela em pó qb

 

IMG_1141.JPG

 

Preparação Bimby:

No copo coloque os ovos e o açúcar programando 2 minutos, 37º ,vel 4 Adicione a manteiga, o vinho do porto e o doce por 6seg v4. Adicione a farinha, sal e fermento por 8seg v4. Passe para o procedimento comum.

 

IMG_1143.JPG

 

Preparação tradicional:

Com a batedeira bata muito bem os ovos com o açucar. Adicione a manteiga amolecida, o vinho do porto e o doce. Bata mais um pouco até obter uma mistura homogenea. Por fim junte a farinha previamente misturada com o fermento e o sal. Misture bem com a batedeira cerca de dois minutos. 

Procedimento comum:

Forre uma forma com papel vegetal, verta metade da massa e espalhe. Distribua 1/2 das pêras e polvilhe com canela, aplique outra camada de massa, as nozes partidas aos bocadinhos, e finalmente a restante pêra laminada. Polvilhe com canela em pó e uma fina camada de açúcar.

Durante a montagem do bolo vai parecer que a massa é insuficiente, no entanto não é...

Leve ao forno a 180º durante cerca de 40 minutos ou até verificar que a massa está cozida.

Se preferir pode utilizar maçãs reinetas e fica com um excelente bolo de maçã.

IMG_1142.JPG

10
Abr17

Tapioca doce light e Paleo

suzi

IMG_1169.JPG

 

Esta sobremesa surgiu dos meus primeiros passos na dieta Paleo, preenche todos os requisitos e é deliciosa!

 

IMG_1170.JPG

 

Ingredientes:

4 colheres sopa Tapioca granulada

2 ovos

1/2 l leite de amendoa

1 laranja

3 colheres sopa de mel

 

Preparação Bimby:

Coloca-se a Tapioca a hidratar em água, com uma pitada de sal, durante 1 hora. Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo e reserve. No copo coloque o leite e programe 10 min./vel. 1/temp. 90º. Adicione a tapioca hidratada e o sumo da laranja e programe 20 seg./vel 2/inversa. Adicione a mistura das gemas com o mel pelo bucal do copo. Programe 3 min./vel. 1/90º/inversa. Envolva as claras batidas em castelo 7 seg./vel. 2/inversa.

 

Preparação Tradicional:

Coloca-se a Tapioca a hidratar em água, com uma pitada de sal, durante 1 hora. Aquece-se o leite até levantar fervura. Nessa altura junta-se a Tapioca, mexendo sempre até engrossar e cozer. Separam-se as gemas das claras. Batem-se as gemas com o mel. Adicione o sumo da laranja. Junte ao leite com a Tapioca e coza durante mais 3 minutos. Batem-se as claras em castelo. Junta-se ao restante preparado mexendo um pouco. Deixe arrefecer, polvilhe com canela e está pronto a servir.

04
Abr17

Panquecas light ou Paleo

suzi

IMG_1167.JPG

 

Mais uma receita para o meu pequeno almoço Paleo, e os miudos adoraram!

 

Ingredientes:

2 ovos

2 bananas

50g polvilho doce

50g leite amendoa

oleo sesamo

 

IMG_1168.JPG

 

 

Preparação:

Na Bimby ou no liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata até obter uma mistura homogenea.

Faça as panquecas numa frigideira pequena, untada com um poco de oleo de côco ou sésamo, verta uma colher grande (ou uma concha pequena) do creme, deixe espalhar no fundo da frigideira. Deixe dourar dos dois lados e retire para um prato. Repita até terminar o creme. Deu para 10 panquecas.

 

27
Mar17

Flan Parisiense ou flan Parisien

suzi

 

IMG_1101.JPG

 

Ingredientes:

800 ml de leite
200 ml de natas
4 ovos
100 g de Maizena (amido de milho)
200 g de açúcar

1 colher chá de extrato de baunilha

 

IMG_1103.JPG

 

Preparação Bimby:

Colocar no copo limpo e seco o açúcar e pulverizar 10 seg/ vel 9. Adicionar as natas, a maïzena, os ovos, o açúcar baunilhado e o leite e programar 10 seg/ vel 5 para misturar; De seguida, programar 10 min/ 90º/ vel 4. Entretanto, forrar uma forma de fundo amovível com papel vegetal e reservar. Colocar na forma, alisar com a ajuda de uma faca e deixar arrefecer. Depois de frio, levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante até ficar dourado e consistente (uns bons 40 minutos).

 

IMG_1099.JPG

 

Preparação tradicional:

Forrar uma forma de fundo amovível com papel vegetal e reservar. Num tacho, levar a ferver o leite, a açúcar baunilhado e as natas. Retirar e reservar. Num recipiente, bater os ovos com o açúcar até obter um preparado mais esbranquiçado. Acrescentar a Maizena e misturar. Voltar a levar a mistura do leite e natas a ferver e, quando ferver, adicionar a mistura dos ovos, açúcar e Maizena e misturar bem. Levar de novo ao lume, até ferver mas em lume brando e mexendo sempre para não agarrar ao fundo. Quando o creme estiver espesso, colocar na forma, alisar com a ajuda de uma faca e deixar arrefecer. Depois de frio, levar ao forno pré-aquecido a 200ºC durante até ficar dourado e consistente (uns bons 40 minutos).

18
Mar17

Bolinhos de côco

suzi

IMG_1076.JPG

 

Ingredientes:

150g côco

150g farinha

125g açúcar amarelo

50g margarina

2 ovos

 

IMG_1073.JPG

 

Preparação Bimby:

Coloque a manteiga e o açucar no copo da Bimby e programe 1 min/Vel. 4. Programe mais 1 min/Vel 1 e vá adicionando os ovos pelo bocal do copo. Adicione a farinha e programe 30 seg./Vel 5. Junte o côco e envolva 15 seg/Vel 4. Siga as instruções do procedimento comum.

 

Preparação Tradicional:

Junte a manteiga com o açúcar e, com a batedeira, bata bem. Misture os ovos e volte a bater muito bem. Adicionar a farinha e misturar. Por fim adicionar o côco e envolver tudo muito bem.

 

Procedimento comum:

Faça pequenas bolinhas e disponha sobre um tabuleiro forrado com papel vegetal. Leve ao forno a 180 graus cerca de 20 minutos, ou até ficarem douradinhos.

 

IMG_1077.JPG

19
Fev17

Queijo fresco

suzi

IMG_1038.JPG

 

Ingredientes:

1 litro de leite do dia (utilizei Vigor meio gordo)

100g leite em pó (utilizei Molico magro)

25 gotas de coalho

Sal q.b.

 

IMG_1034.JPG

 

Preparação:

Coloque no copo o leite, o leite em pó e o sal e programe 5 min/37°C/vel 4. Adicione o coalho e envolva 30 seg/vel 4. Deixe repousar no copo cerca de 35 minutos para ganhar consistência. Com a ajuda da espátula coloque o queijo no cesto da Bimby. De seguida coloque o cesto sob um recipiente fundo para que o soro escorra. Deixe repousar durante 1 dia no frigorífico. Após este tempo, desenforme e sirva.

 

IMG_1037.JPG

 

12
Fev17

Pão de banana

suzi

IMG_1032.JPG

 

Ingredientes:

100g farinha aveia

200g farinha trigo

1 colher chá fermento

1 colher café sal

2 colheres sopa óleo sésamo

2 colheres sopa leite

1 colher chá canela

3 bananas

3 ovos

50g côco ralado

50g açúcar amarelo

30g sultanas 

 

IMG_1031.JPG

 

Preparação:

Coloque todos os ingredientes excepto as sultanas no copo da Bimby e programe 15 seg/vel 5. Adicione as sultanas e programe 5 seg/inversa/vel 4. Coloque numa forma e leve ao forno a 200 graus, cerca de 35 minutos.

 

Se não tiver Bimby pode fazer no liquidificador ou utilizando a varinha mágica.

 

IMG_1030.JPG

06
Fev17

Bombons Praliné

suzi

IMG_1020.JPG

 

 Ingredientes:

Recheio:

1 lata leite condensado

25g margarina

60g amêndoa

50g açúcar

Bombons:

350g chocolate de leite

 

IMG_1013.JPG

 

Preparação:

Numa caçarola coloque o açúcar e leve ao lume até caramelizar, adicione as amêndoas e deixe envolver. Retire para cima de uma superficie lisa, bancada ou uma tábua de cortar legumes e deixe arrefecer. Quando estiver frio retire da tábua e coloque no copo da Bimby (ou trituradora) e programe 5 seg/vel 7.

Adicione o leite condensado e a manteiga e programe 10 min/Varoma/vel 4 ou leve a lume brando (com as amêndoas) numa caçarola até o creme despegar do fundo. Retire para um prato untado com óleo e reserve.

IMG_1015.JPG

 

Coloque 250g de chocolate no copo da Bimby e derreta 7 min/50º/vel. 2, adicione o restante chocolate e 2 min/vel 3. Este processo chama-se a tempera do chocolate. Caso não tenha Bimby deverá fazer a tempera do chocolate colocando os 250g no microndas cerca de 45 seg e depois adicionar o restante chocolate e misturar muito bem até ficar uniforme.

Coloque o chocolate no molde de bombons de policarbonato e retire o excesso virando-o ao contrário em cima de um tapete de silicone. Vire novamente e retire o excesso com uma espátula. Leve ao frigorifico até solidificar (cerca de 30 minutos).

Com uma colher de café ou saco de pasteleiro encha com o creme deixando um espaço de cerca de 3 mm.

Coloque o restante chocolate a derreter 3 min/37º/vel 2, cubra os bombons com uma camada de chocolate e retire o excesso com uma espátula.

Coloque no congelador cerca de 15 minutos, desenforme cuidadosamente e sirva.

IMG_1016.JPG

 

 

Receita adaptada daqui.

09
Jan17

Pizza na caneca

suzi

IMG_0965.JPG

 

É super fashion fazer bolos na caneca, o início foi com bolo de chocolate e logo outras receitas tomaram forma e proliferaram exponencialmente.

 

IMG_0964.JPG

 

Já fiz a de chocolate de que até gostei mas não me apaixonei... Esta receita, por outro lado, tirou-me do sério, daí a experimentar foi um pulinho. Fácil, fácil...

 

Ingredientes:

4 colheres de sopa de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de café de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de molho passata de tomate
1 colher de sopa generosa de queijo ralado mozzarella
1 fatia de chourição
½ colher de chá de oregãos ou mangericão

 

IMG_0961.JPG

 

Preparação:

Coloque a farinha, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e sal numa caneca e misture. Adicione o leite e o azeite e misture muito bem. Coloque uma colher de sopa do molho de passata de tomate e espalhe-o sobre a superfície da massa. Polvilhe com o queijo, disponha a fatia de chourição cortada em quatro.
Leve ao microondas durante 1 minuto e meio. Retire e polvilhe com os orégãos.
Se pretender fazer mais deverá aumentar proporcionalmente o tempo de cozedura no microondas, por exemplo, para duas canecas 3 minutos, baseado numa potência de 900w.

 

Otimo para um brunch ou para um jantar de domingo!