Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SE7E PECADOS

Este blog destina-se a divulgar receitas experimentadas por mim, adoro cozinhar, principalmente doces, receitas da minha avó, da minha mãe que me recordam o cheiro dos tempos de criança. E outras encontradas por esses blogs fora...

22
Dez13

Tronco de Natal

suzi

 

Esta foi a minha primeira experiência de um tronco de Natal. 

 

 

 

Correu muito bem!

 

Fiz assim:

 

Ingredientes:

Para a torta:

6 ovos

200g de açúcar

180g farinha

1 colher chá fermento em pó

40g de chocolate em pó

 

Para o recheio:

3 dl de leite

60g açúcar

45g farinha

1 ovo

3 gemas

1 pitada sal fino

 

Para a cobertura:

2 dl natas

200g choclate em tablete

 

Confeção:

Para o recheio, leve o leite ao lume até ferver. À parte misture o açúcar com a farinha, o ovo, as gemas e o sal. Incorpore esta mistura no leite e leve a lume brando até engrossar.

Para a torta, bata muito bem os ovos com o açúcar até obter um preparado fofo e esbranquiçado. De seguida envolva a farinha peneirada com o fermento e o chocolate em pó. Divida a massa em duas partes iguais e leve cada uma ao forno a 190º durante cerca de 20 minutos. Retire e desenforme em cima de um pano. Coloque metade do recheio em cada torta e enrole com a ajuda do pano até formar o rolo. Coloque um dos rolos num prato. Corte o outro em duas partes e junte ao primeiro, uma parte de cada lado, de modo a obter o formato de um tronco. Conforme vê na imagem.

Numa caçarola prepare a ganache de chocolate, coloque as natas na caçarola e o chocolate em pedaços até derreter e formar uma mistura homogénea e brilhante. Espalhe a ganache por cima das tortas e passe com o garfo de modo a fazer o riscado. Decore a gosto.

 

 

 Aconselho vivamente este tronco e FELIZ NATAL!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.