Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SE7E PECADOS

Este blog destina-se a divulgar receitas experimentadas por mim, adoro cozinhar, principalmente doces, receitas da minha avó, da minha mãe que me recordam o cheiro dos tempos de criança. E outras encontradas por esses blogs fora...

20
Mar09

Torta Mármore de Limão ou Torta da Ana Maria

suzi

Esta aventura não saiu tão bem como eu esperava, mas a culpa foi inteiramente minha porque tenho a mania de estar a fazer muitas coisas ao mesmo tempo e depois... alguma fica para trás, foi o que aconteceu, distraí-me uns minutinhos e foi o resultado que vão ver. De qualquer modo o sabor estava espectacular, soube muito bem, apesar de feiota!

 

Tenho uma amiga, a Ana, que compra numa pastelaria perto dela uma torta de duas massas - chocolate e normal, fica linda aquela torta e eu perguntava-me como é que se fazia aquela união de duas cores em torta????? Vi no site da Belinha Gulosa uma torta que apesar de não ser bem igual dá para ficar parecida, o recheio foi o famoso Lemon Curd que vos digo já que é um néctar dos Deuses!

 

Já se sabe que a anteceder o fim-de-semana deixo sempre aqui aquilo que fiz e de que gostei mais, é um miminho para se entreterem. A receita fica aqui:

 

 

Para a Torta

Ingredientes:

4 ovos

130g açúcar

80g farinha

2 colheres sopa cacau em pó

 

Preparação:

Juntar os ovos com o açúcar, misturar bem e juntar a farinha peneirada. Dividir a massa em duas partes, como se faz no bolo mármore e numa parte junta-se o cacau. Na foto já estava cozida, mas dá para perceber.

 

 

Forrar um tabuleiro com papel vegetal, untar muito bem e polvilhar com farinha. Com um saco de pasteleiro ou, para quem não tem, pode ser à colherada (como eu fiz). Vai-se pondo uma fileira de cada massa, alternandamente. Leva-se ao forno a cozer (coze depressa esta torta) e recheia-se com o Lemon Curd.

 

 

Para o Recheio - Lemon Curd

Ingredientes:

2 ovos

2 limões (sumo)

100g açúcar

60g manteiga

1 saqueta (pequena) açúcar baunilhado

 

Preparação:

Levar uma panelinha com água, a fim de preparar o banho-maria. Numa tigela que se irá colocar dentro da anterior, em banho maria, bata os ovos com os açúcares e juntar o sumo dos limões. Colocar esta tigela dentro da panelinha e continuar a bater sem parar. Quando começar a espessar, juntar a manteiga derretida pouco a pouco, batendo sempre. Quando ficar com a consistência desejada, retire do lume, deixe arrefecer e coloque em local fresco.

 

Recheie a torta, enrole e deixe arrefecer.

 

 

A minha cozeu demasiado e acabou por partir ao enrolar. Nem sei se para a próxima não irei experimentar bater as claras em castelo, pois sempre fica mais fofa e talvez seja melhor de enrolar. Estou a fazer experiências para aprender... Mas posso garantir que, de olhos fechados, e boca cheia, estava deliciosa!

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.