Torta Mármore de Limão ou Torta da Ana Maria
Esta aventura não saiu tão bem como eu esperava, mas a culpa foi inteiramente minha porque tenho a mania de estar a fazer muitas coisas ao mesmo tempo e depois... alguma fica para trás, foi o que aconteceu, distraí-me uns minutinhos e foi o resultado que vão ver. De qualquer modo o sabor estava espectacular, soube muito bem, apesar de feiota!
Tenho uma amiga, a Ana, que compra numa pastelaria perto dela uma torta de duas massas - chocolate e normal, fica linda aquela torta e eu perguntava-me como é que se fazia aquela união de duas cores em torta????? Vi no site da Belinha Gulosa uma torta que apesar de não ser bem igual dá para ficar parecida, o recheio foi o famoso Lemon Curd que vos digo já que é um néctar dos Deuses!
Já se sabe que a anteceder o fim-de-semana deixo sempre aqui aquilo que fiz e de que gostei mais, é um miminho para se entreterem. A receita fica aqui:
Para a Torta
Ingredientes:
4 ovos
130g açúcar
80g farinha
2 colheres sopa cacau em pó
Preparação:
Juntar os ovos com o açúcar, misturar bem e juntar a farinha peneirada. Dividir a massa em duas partes, como se faz no bolo mármore e numa parte junta-se o cacau. Na foto já estava cozida, mas dá para perceber.
Forrar um tabuleiro com papel vegetal, untar muito bem e polvilhar com farinha. Com um saco de pasteleiro ou, para quem não tem, pode ser à colherada (como eu fiz). Vai-se pondo uma fileira de cada massa, alternandamente. Leva-se ao forno a cozer (coze depressa esta torta) e recheia-se com o Lemon Curd.
Para o Recheio - Lemon Curd
Ingredientes:
2 ovos
2 limões (sumo)
100g açúcar
60g manteiga
1 saqueta (pequena) açúcar baunilhado
Preparação:
Levar uma panelinha com água, a fim de preparar o banho-maria. Numa tigela que se irá colocar dentro da anterior, em banho maria, bata os ovos com os açúcares e juntar o sumo dos limões. Colocar esta tigela dentro da panelinha e continuar a bater sem parar. Quando começar a espessar, juntar a manteiga derretida pouco a pouco, batendo sempre. Quando ficar com a consistência desejada, retire do lume, deixe arrefecer e coloque em local fresco.
Recheie a torta, enrole e deixe arrefecer.
A minha cozeu demasiado e acabou por partir ao enrolar. Nem sei se para a próxima não irei experimentar bater as claras em castelo, pois sempre fica mais fofa e talvez seja melhor de enrolar. Estou a fazer experiências para aprender... Mas posso garantir que, de olhos fechados, e boca cheia, estava deliciosa!