Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SE7E PECADOS

Este blog destina-se a divulgar receitas experimentadas por mim, adoro cozinhar, principalmente doces, receitas da minha avó, da minha mãe que me recordam o cheiro dos tempos de criança. E outras encontradas por esses blogs fora...

18
Mar09

Sementes de Linhaça

suzi

 

A Rute e Mary andam a entusiasmar-me com os posts que fazem sobre a Linhaça e eu como tive hoje um tempinho para fazer os trabalhos de casa fui pesquisar sobre a semente que serve para fazer sopas ou pão. Tem poderes preventivos e curativos. Elas andam a explorar as várias utilizações e eu dei-me ao trabalho de procurar os benefícios desta semente. Leiam com atenção e aproveitem.

 

É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois o seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular. 

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos gordos poliinsaturados (Omega 3 e Omega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Omega 3 existente na natureza. 
Muitos estudos estão a ser desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça pode ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também estão a ser estudadas outras funções que têm benefícios como:

- Rejuvenescedor;
- Diminuição de peso;
- Auxílio no combate à anemia;
- Auxílio no combate ao cancro: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc;
- Auxílio no combate ao acne;
- Auxílio no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
- Auxílio na diminuição do risco de aterosclerose;
- Auxílio no controle da diabete - da glicemia; 
- O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue;
- Vitalidade Física;
- Sistema Digestivo;
- Sistema Nervoso;
- Doenças Inflamatórias;
- Retenção de Líquidos;
- Sistema Imunológico;
- Sistema Cardiovascular;
- Funcionamento Intestinal;
- Para o auxílio na redução de colesterol;
- Para combater a agressividade e a obesidade;
- Condições da Pele e do Cabelo.

Composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça: 

Valor calórico 43 Kcal
Carboidratos 1 g
Proteínas 2 g
Gorduras totais 3 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Trans 0 g
Fibra alimentar 3 g
Omega-3 58%
Omega-6 16 %
Sódio 7,8 mg
 
 


Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogénio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao cancro de mama e cólon. Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio. 
A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil de quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador, para que não vire pó. Depois, guarde-a no frigorífico e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor. 
As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sumos, vitaminas, misturada com cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada numa receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 chávena (chá) de óleo, substitua por 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída.
 
Vitalidade Física:
Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o aumento progressivo de vitalidade e energia. A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.
 
Baixa de Peso:
A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol de forma rápida.
Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se deseja diminuir o peso, tome uma colher durante a tarde.
 
Combate ao Cancro:
de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc. A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos, sendo um deles a LIGNINA. A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no cancro se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.
 
Condições da Pele e do Cabelo:
Com o consumo regular de sementes de linhaça você irá notar como a sua pele se torna mais suave. É útil para a pele seca e sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele tais como psoríase e eczema.
Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda do cútis. Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc., 
é excelente para a calvíce e nutre também o cabelo.

Sistema Digestivo:
Previne ou cura o cancro de colon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal. Expulsão de gases gástricos, é um laxante por excelência. Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores.
 
Sistema Nervoso:
É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma.
Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhora as funções mentais dos mais velhos, melhora os problemas de conduta (esquizofrenia).
A linhaça é uma dose de energia para o cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem os neurotransmissores (reanimações naturais).
 
Doenças Inflamatórias:
O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo. Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "TITE", tais como: gastrite, hepatite, artrite, colite, amidalite, meningite , etc.
 
Retenção de Líquidos:
O consumo regular de linhaça, ajuda os rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre a inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do cancro e as doenças cardiovasculares.
 
Sistema Imunológico:
A linhaça alivia alergias e é eficaz contra o LUPUS. A semente de linhaça por conter os óleos essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que precisamos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças.

Sistema Cardiovascular:
É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol, esclerose múltipla, trombose coronária tensão arterial alta, arritmia cardíaca, incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos. O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares.
 
 
 
 
Uma das características únicas da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, que regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.
O Dr. J H. Vane, ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos óleos essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.
Uma outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de Omega-3.
 
Estas informações foram tiradas daqui e as fotos daqui.
 
Vou começar já a fazer utilização destas sementinhas muito para além do pão.

66 comentários

Comentar post

Pág. 3/3