Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SE7E PECADOS

Este blog destina-se a divulgar receitas experimentadas por mim, adoro cozinhar, principalmente doces, receitas da minha avó, da minha mãe que me recordam o cheiro dos tempos de criança. E outras encontradas por esses blogs fora...

20
Fev11

Bolo de Café e Rum

suzi

 

 

Mais uma experiência, mais um bolo de café.

 

 

 

Não há bolo que tenha café nos seus ingredientes, que permita que eu lhe resista! E este foi mais um. Já tinha feito o Bolo de Café e Baileys, retirado do mesmo livro, e este é relativamente parecido, vale a pena saborear os dois, mas, na realidade não há uma diferença marcante.

 

Ingredientes:

90g de manteiga

250g açúcar branco

100g açúcar amarelo

240g farinha

2 ovos

2 colheres sopa café solúvel

1 colher sopa rum

1 colher café extracto de baunilha

1 colher chá fermento em pó

1 colher café bicarbonato de sódio

1 colher chá canela

330ml iogurte natural

1/2 chávena de cranberries

1/2 chávena de nozes

Sal

 

Preparação:

No recipiente da batedeira coloque o açúcar branco e a manteiga amolecida. Misture a velocidade baixa, durante 5 minutos, até obter um creme esponjoso. Junte os ovos um a um, batendo entre cada adição. À parte misture uma colher de café, o rum e a baunilha. Junte ao preparado anterior e bata durante 1 minuto.

 

Numa tigela misture a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e uma pitada de sal. Coloque metade dessa mistura no recipiente da batedeira e bata durante 30 segundos. Acrescente metade do iogurte e continue a bater. Adicione a restante farinha e, por fim, o restante iogurte, batendo sempre.

 

Numa taça pequena misture os cranberries, as nozes, o açúcar amarelo, 1 colher de café e a canela.

 

Deite metade da massa numa forma forrada com papel vegetal untado com manteiga. No centro disponha 3/4 da mistura de nozes e frutos, essa mistura não deve tocar nos bordos da forma pois iria caramelizar e pegar-se. Cubra com a restante massa e disponha o resto da mistura das nozes por cima da massa.

 

Coza em forno a 180º, cerca de 45 a 50 minutos. Retire o bolo da forma e deixe arrefecer.

  

 

A receita veio daqui: Livro 'Paixão pelo Café' de Patricia McCausland-Gallo. E agora ando a fazer experiências de um outro livro... para breve!

 

Sirvam-se de uma fatia...

  

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.