Bolo de Café, Amêndoa e Baileys
Se fosse possível curar a gripe com bolos, eu estava curada... mas não, os malditos virús vieram todos em excursão, alojaram-se em mim e, pelos vistos, devem estar a gostar porque não se querem ir embora!
Este bolo já foi feito há algum tempo, porque hoje nem vi a cozinha...
Ingredientes:
Para o bolo
180g manteiga
190g açúcar branco
90g açúcar amarelo
150g farinha
70g amêndoas laminadas e torradas
3 ovos
1 colher de café de essência de baunilha
4 colheres de sopa de café solúvel
1 colher chá fermento em pó
1 colher café bicarbonato de sódio
1/2 iogurte natural
2 colheres sopa de licor de amêndoa (usei Baileys)
Para o glacê
2 colheres sopa café solúvel
60ml água
3 colheres sopa açúcar
60ml amaretto (usei Baileys)
Preparação:
Aqueça o forno a 180º. Coloque a manteiga e o açúcar branco no recipiente da batedeira e misture durante 5 minutos, a uma velocidade baixa, até ficar cremoso. Junte os ovos, um a um, batendo cerca de 2 minutos cada ovo. Num recipiente à parte, misture metade da farinha, 2 colheres de sopa de café, o fermento em pó, o bicarbonato e uma pitada de sal. Adicione metade dessa mistura ao preparado da manteiga e bata durante 30 segundos. Junte o iogurte e bata 30 segundos. Por fim, acrescente a restante farinha. Numa pequena tigela misture 2 colheres de café, o licor de amêndoa, o açúcar amarelo e as amêndoas. Bata comum garfo e reserve. Deite 3/4 da massa do bolo numa forma previamente untada e enfarinhada. Por cima, disponha a mistura das amêndoas. Cubra com a massa restante. Misture suavemente com um palito de madeira. Coza em forno pré-aquecido a 180º durante 1 hora. Deixe repousar 20 minutos, desenforme-o e espere que arrefeça completamente. Cubra com o glacê e sirva.
Glacê
Preparação:
Coloque o açúcar a a água numa caçarola pequena e aqueça, em lume brando, até o açúcar se dissolver. Retire do lume e adicione o licor e o café. Assim que desenformar o bolo, pincele-o com o glacê que deve estar frio.
O bolo ficou espectacular, pelo menos foi a opinião unânime de quem o provou! O café e a amêndoa fizeram um bom trabalho, depois o glacê deu-lhe o toque final.
Se não tiver Baileys pode fazer com este Liquor Crème Caramel, também vai ficar uma delícia!
A receita foi retirada do livro
'Paixão pelo Café' de Patricia McCausland-Gallo.