Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SE7E PECADOS

Este blog destina-se a divulgar receitas experimentadas por mim, adoro cozinhar, principalmente doces, receitas da minha avó, da minha mãe que me recordam o cheiro dos tempos de criança. E outras encontradas por esses blogs fora...

17
Ago10

Bolo de Alfazema

suzi

 

Em casa já tenho uns vasos com algumas ervas aromáticas, uma coisa que acho indispensável. Outras tenho-as na quinta porque é mais simples e vou trazendo quando preciso. Consegui um Jasmim, fabuloso, e agora ando em busca da planta da Alfazema. Ainda não a tenho mas está para breve. Entretanto deram-me umas flores de alfazema que guardei, religiosamente, na minha dispensa. Fui procurar receitas encontrei esta, pois receitas doces com este ingrediente são poucas!

 

 

Ingredientes:

3/4 de chávena de leite

1 colher sopa flores de lavanda

1 3/4 chávena farinha p/ bolos

1 1/4 colher chá fermento em pó

1/4 colher chá sal

113g margarina de girassol

1 chávena acúcar

3 ovos pequenos biológicos (ou 2 grandes)

 

Preparação:

Coloque o leite e as flores num fervedor e leve ao lume até ferver. Quando ferver transfira para um recipiente de vidro e deixe arrefecer.

 

Num recipiente misture a farinha, o fermento e o sal. Na taça da batedeira coloque a manteiga e o açúcar durante cerca de 3 minutos. Junte os ovos, um a um, batendo entre cada adição. Com a batedeira ligada, junte a farinha alternadamente com o leite, à mistura dos ovos, começando e acabando com a farinha. No final bata mais 30 segundos em velocidade média. O leite é misturado sem retirar as flores.

 

Leve ao forno pré-aquecido a 180º, em forma untada e enfarinhada, durante cerca de 45 minutos ou até estar cozido. Deixe arrefecer completamente antes de servir.

 

 

Este bolo fica com um sabor a alfazema refrescante. É um sabor diferente pois estamos apenas habituados à alfazema em cheiro. É uma experiência divertida, este bolo!

 

Sei que não é fácil encontrar este ingrediente em cidade, mas quem tiver oportunidade aproveite!

 

 

A receita foi retirada do blog 'Canela Moída' da Ameixinha e suas receitas fantásticas!

 

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.