Sexta-feira, 4 de Junho de 2010
4 de Junho de 2010

 

 

No mês passado houve aniversário em minha casa. Como sempre, não compro bolos e faço-os eu porque a qualidade não tem comparação! Este bolo ficou enorme e foi um sucesso na festinha da família!

 

 

Para o bolo

Ingredientes:

3 chávenas de farinha sem fermento

2 1/2 chávenas de açúcar

4 1/2 colheres chá bicarbonato de sódio

1/2 colher chá sal fino

1 chávena cacau magro em pó

1 1/3 chávena de óleo de girassol

1 1/2 chávena de Buttermilk

3 ovos

1 1/2 chávena de café quente

 

Preparação:

Junte os ingredientes secos, a farinha, o açúcar, o bicarbonato, o sal e o cacau, misture-os muito bem. Adicione agora o óleo, o Buttermilk e os ovos e bata muito bem com a batedeira. Vá juntando o café em fio, batendo sempre.

 

Leve ao forno em forma untada e forrada com papel manteiga, a 180º, durante cerca de 1 hora ou até confirmar que o bolo está cozido.

 

Para o creme

Ingredientes:

250g mascarpone

2 ovos grandes

3 colheres sopa açúcar em pó

Cacau em pó

 

1 chávena de café bem forte

 

Preparação:

Bater as claras em castelo com uma colher de sopa de açúcar. De seguida bata as gemas com duas colheres de sopa de açúcar até obter uma mistura esbranquiçada. Adicione o mascarpone às gemas e bata bem. Junte as claras já batidas em castelo ao preparado. 

 

Mnotagem do bolo:

 

Corte o bolo em três partes. Coloque a base no prato de servir o bolo, regue com um pouco de café forte, coloque uma parte do creme e por cima coloque a segunda parte do bolo. Regue também com mais um terço do café e barre com mais creme. Coloque a última parte do bolo, regue com o restante café e barre o topo e os lados do bolo com o creme. Para finalizar tape completamente o bolo com cacau em pó utilizando, para isso, um passador fino.

 

O bolo estava bastante húmido e durou ainda uns dias porque era mesmo muito grande!

 

 

 

Este bolo já foi eleito 'O' bolo de aniversário! Não quer dizer que não possa fazer outras experiências pois desde que tenho o blog a diversidade passou a ser um ícone cá de casa!

 

As fotos não ficaram muito boas mas o bolo ficou!

 

A receita foi retirada de um blog que sigo atentamente e que é espectacular em matéria de bolos de festa que é 'Os Temperos da Argas'.

publicado por suzi às 16:16
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
51 comentários:

Princessu @ 15:15

Qui, 10/03/11

Que lindo bolo!!!

Ele já sai assim humido do forno, ou fica assim por causa do café?


Bjinhos
Su

suzi @ 16:31

Qui, 10/03/11

Olá!

Este bolo não fica nada seco, mas a verdade é que o café é que o deixa mais húmido. Este bolo é o que faço nos aniversários, tanto na minha casa como em casa de alguns amigos... exigem este bolo para os aniversários... lol... Faz porque fica fabuloso! Beijinhos

Ana @ 01:24

Ter, 19/04/11

Olá... Li esta receita e gostei muito mas não sei onde comprar ' Buttermilk '' Encontra-se em qualquer supermercado ?? É caro??

suzi @ 08:44

Ter, 19/04/11

Bom dia, Ana!
O buttermilk é difícil de encontrar à venda. Mas pode ser feito muito simplesmente: num copo medidor coloque a quantidade que necessita de leite, de seguida coloque uma a duas colheres de sopa de sumo de limão ou vinagre. Deixe repousar cerca de 5 minutos. Et voilá! Temos buttermilk! Bjs

Sandra Silva @ 19:40

Qua, 30/11/11

Olá Suzi ! Continuo a seguir atentamente o seu blog.Este fim de semana vou ter em casa uma festa de aniversário e quero fazer este bolo, mas queria que me esclarece-se um pormenor . Quando se refere a uma chávena de café qual é a medida, café ou chá? Como faz o buttermilk ? Obrigada e beijinhos

suzi @ 00:08

Qui, 01/12/11

Olá Sandra, a chávena de café refere-se a cerca de 250ml, pois para regar o bolo vai precisar dessa quantidade. O Buttermilk consegue-se muito fácilmente: coloque 1 chávena e meia (1 chávena continua a ser cerca de 240/250ml) de leite num recipiente, junte duas colheres de sopa de vinagre ou sumo de limão, aguarde cerca de 5 a 10 minutos e o buttermilk está pronto! Também vou fazer este bolo para um aniversário este fim-de-semana! Boa sorte! Beijinhos

Sandra Silva @ 22:45

Sex, 02/12/11

Obrigada Suzi pelas dicas. Espero que corra bem! Depois conto-lhe como foi. Um bom aniversário para si. Beijinhos

Sandra Silva @ 19:34

Qui, 08/12/11

Olá Susana. Espero que o seu aniversário tenha corrido bem. Aqui por casa correu tudo bem, em especial o bolo que ficou uma delícia. Fiz numa forma retangular e cresceu imenso1 Com certeza será uma experiência a repetir. Gostava de lhe enviar uma foto mas não é possível. Beijinhos

suzi @ 19:43

Qui, 08/12/11

Olá Sandra,
Fico muito contente com o seu sucesso! Se quiser mandar a foto pode fazê-lo pelo mail do blog: suzi.ac@gmail.com. Obrigada!

lena @ 20:37

Qui, 02/02/12

quero experimentar a receita ,pois me deixou com agua na boca mas infelizmente n descobri o que é o buttermilk aqui em França. Se pudesse me esclarecer isso pelo menos em portugues agradecia mto e desculpe a minha ignorancia

suzi @ 12:13

Sex, 03/02/12

O buttermilk pode conseguir-se se colocar num recipiente a quantidade de leite pedida na receita, adicionar 2 colheres de sopa de vinagre ou sumo de limão, deixe repousar cerca de 5 a 10 minutos. O buttermilk está pronto!
Obrigada

Thais @ 22:15

Qui, 26/07/12

Hum... Há muito que eu procurava pela receita deste bolo!
Eu fiz e ficou ótimo. É preto do jeito que gosto (rsrsrsrs), não é seco, e rende bastante. Só acho que devo ter errado a mão no bicarbonato, pq tinha um sabor um pouco intenso. Mas para a próxima(sim, haverá muitas próximas!) ponho menos.
Recheei com recheio de amendoim, hummmm divinal!
Obrigada pela receita. bjm

patricia @ 22:18

Ter, 25/11/14

boa noite
oq significa chávena

suzi @ 09:56

Qua, 26/11/14

Bom dia,
Uma chávena equivale a 240ml.
Obrigada,

VeraGalhofa @ 09:54

Qui, 04/12/14

Bom dia, por várias vezes venho ver a sua receita e deparo me sempre com a falta de um ingrediente 😞 tenho o aniversário da minha filha amanhã é gostava muito de arriscar neste bolo porque ela adora chocolate , desta vez é o bicarbonato de sódio, não existe nada que o possa substituir?
Estou longe dos hipermercados que é mais fácil de comprar e fui ontem as compras...
Obrigado pela sua atenção e também pelos post que nos ajudam muito

suzi @ 17:51

Sex, 05/12/14

Este bolo fica mesmo muito bom! Pode substituir o bicarbonato de sódio por fermento para bolos.
Muito obrigada!


Madalena @ 16:37

Qua, 28/10/15

Olá, Suzi.

Adorei esta receita, este bolo é húmido?
Será bom para decorar com pasta de açúcar?
Na receita não fala em fermento, não leva?
Obrigada.

Madalena

suzi @ 10:57

Qui, 29/10/15

Olá Madalena,
Este bolo é um sucesso, faço-o todos os aniversários lá de casa, e recheio-o com a cobertura que pode encontrar aqui: http://se7epecados.blogs.sapo.pt/85878.html, fica delicioso.
De qualquer modo este bolo pode ser decorado com pasta de açúcar e fica um bolo enorme!
Obrigada!

Madalena @ 15:58

Qui, 29/10/15

Obrigada, Suzi.

Agradeço muito, por responder á minha questão, mas continuo com uma dúvida, não leva fermento?

Obrigada.

suzi @ 16:38

Qui, 29/10/15

O fermento utilizado na confeção deste bolo é o bicarbonato de sódio que vê nos ingredientes.

Cumprimentos,

Comentar post

suzise7epecados
Ideias recentes
 
messenger_code_117968768348004_2
Tags
Arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D

2016:

 J F M A M J J A S O N D

2015:

 J F M A M J J A S O N D

2014:

 J F M A M J J A S O N D

2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

Mais comentados
194 comentários
170 comentários
72 comentários
63 comentários
Comentários recentes
  • Adorei se tiver mais receitas para partilhar !!!ob...
  • Esse bolo o melhor bolo de laranja que já comi ess...
  • Boa tarde. A receita agradou-me bastante. Só queri...
  • Boa tarde, tem que ser com liquidificador ou proce...
  • Boa tarde pode-se bater com a batedeira todos os i...
  • A amêndoa tem de ser torrada, ou não?
  • onde comprar a forma de furo central em formato de...
  • Fiz esta receita agora mesmo e ficou um bolinho ma...
  • Sim, exatamente!Obrigada!
  • Desculpe mas não percebi bem. A polpa do limão não...
  • Links
    RSS