Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SE7E PECADOS

Este blog destina-se a divulgar receitas experimentadas por mim, adoro cozinhar, principalmente doces, receitas da minha avó, da minha mãe que me recordam o cheiro dos tempos de criança. E outras encontradas por esses blogs fora...

04
Jun10

Bolo de Aniversário de Chocolate com Creme Tiramisú

suzi

 

 

No mês passado houve aniversário em minha casa. Como sempre, não compro bolos e faço-os eu porque a qualidade não tem comparação! Este bolo ficou enorme e foi um sucesso na festinha da família!

 

 

Para o bolo

Ingredientes:

3 chávenas de farinha sem fermento

2 1/2 chávenas de açúcar

4 1/2 colheres chá bicarbonato de sódio

1/2 colher chá sal fino

1 chávena cacau magro em pó

1 1/3 chávena de óleo de girassol

1 1/2 chávena de Buttermilk

3 ovos

1 1/2 chávena de café quente

 

Preparação:

Junte os ingredientes secos, a farinha, o açúcar, o bicarbonato, o sal e o cacau, misture-os muito bem. Adicione agora o óleo, o Buttermilk e os ovos e bata muito bem com a batedeira. Vá juntando o café em fio, batendo sempre.

 

Leve ao forno em forma untada e forrada com papel manteiga, a 180º, durante cerca de 1 hora ou até confirmar que o bolo está cozido.

 

Para o creme

Ingredientes:

250g mascarpone

2 ovos grandes

3 colheres sopa açúcar em pó

Cacau em pó

 

1 chávena de café bem forte

 

Preparação:

Bater as claras em castelo com uma colher de sopa de açúcar. De seguida bata as gemas com duas colheres de sopa de açúcar até obter uma mistura esbranquiçada. Adicione o mascarpone às gemas e bata bem. Junte as claras já batidas em castelo ao preparado. 

 

Mnotagem do bolo:

 

Corte o bolo em três partes. Coloque a base no prato de servir o bolo, regue com um pouco de café forte, coloque uma parte do creme e por cima coloque a segunda parte do bolo. Regue também com mais um terço do café e barre com mais creme. Coloque a última parte do bolo, regue com o restante café e barre o topo e os lados do bolo com o creme. Para finalizar tape completamente o bolo com cacau em pó utilizando, para isso, um passador fino.

 

O bolo estava bastante húmido e durou ainda uns dias porque era mesmo muito grande!

 

 

 

Este bolo já foi eleito 'O' bolo de aniversário! Não quer dizer que não possa fazer outras experiências pois desde que tenho o blog a diversidade passou a ser um ícone cá de casa!

 

As fotos não ficaram muito boas mas o bolo ficou!

 

A receita foi retirada de um blog que sigo atentamente e que é espectacular em matéria de bolos de festa que é 'Os Temperos da Argas'.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.