Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SE7E PECADOS

Este blog destina-se a divulgar receitas experimentadas por mim, adoro cozinhar, principalmente doces, receitas da minha avó, da minha mãe que me recordam o cheiro dos tempos de criança. E outras encontradas por esses blogs fora...

24
Mai10

Hamburgueres de Soja

suzi

 

 

Cada vez tenho mais vontade de mudar a minha alimentação, gosto muito de peixe, mas a carne anda a tornar-se aborrecida. É apenas um questão cultural. Quando se vê um prato de massa ou arroz, os nossos olhos têm a tendência de procurar a carne ou peixe que lhes fazem companhia. O feijão ou as ervilhas, o grão guisadinhos precisam cá de carne! Bah! Tenho um belo trabalho pela frente - convencer disso os meus homens... Enquanto isso não acontece vou fazendo estas refeições apenas para mim.

 

 

Ingredientes:

1 cenoura pequena ralada

1 cebola pequena picada

1 dente de alho picado

1 colher chá de coentros

1 colher chá salsa

Sal

Noz moscada

1/2 chávena soja granulada

1 chávena água

50ml vinho branco

Azeite

1 colher sopa molho soja

1 colher sopa sumo limão

1 gema de ovo

Pão ralado q.b. (5 colheres sopa)

 

Preparação:

Numa caçarola coloque a cenoura, a cebola, o alho, a soja seca, a água, o vinho, o sal, a noz moscada e o azeite. Leve a lume brando e cozinhe durante cerca de 10 minutos. Escorra a água muito bem, num coador fino, coloque, de novo, na caçarola e adicione o molho de soja e o sumo do limão. Mexa muito bem e junte a gema de ovo, cozinhe mais uns 2 minutos, mexendo sempre. Deixe arrefecer e junte o pão ralado, reservando um pouco para o final. Coloque no frigorífico durante cerca de 20 minutos. Molde os hamburgueres com uma hamburgueira ou, se não tiver, pode moldá-los à mão. Envolva-os no restante pão ralado.

 

 

Coloque um pouco de azeite numa frigideira anti-aderente e deixe-os alourar.

 

As quantidades desta receita dão para 2 hamburgueres grandes ou 4 mais pequenos, eu fiz 4 para os meus almoços.

 

 

Se quiser fazer mais aumente as quantidades proporcionalmente, sendo que deve manter a mesma quantidade de gema de ovo, aumente apenas para duas gemas se quadriplicar a receita (base de 2 chávenas de soja).

 

 

Retirada do blog da Gasparzinha (onde tudo é bom), que por sua vez a retirou da Cozinha das Cores, este último, um blog com receitas vegetarianas de se lhe tirar o chapéu!

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    suzi 24.05.2010

    Vais ver qie vai ser um sucesso! Beijinhos!
  • Comentar:

    CorretorMais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.