Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SE7E PECADOS

Este blog destina-se a divulgar receitas experimentadas por mim, adoro cozinhar, principalmente doces, receitas da minha avó, da minha mãe que me recordam o cheiro dos tempos de criança. E outras encontradas por esses blogs fora...

03
Jan10

Bolo-Rei

suzi

 

 

Eu tenho que pedir desculpas por este atraso! Esta receita devia ter sido publicada no Natal mas por ter tantos cozinhados para fazer, acabou por não me restar tempo para publicar!

 

Qaundo passávamos o Natal na quinta, com toda a família, fazíamos 3 Bolos-Rei no forno a lenha e era um dia inteiro só para isso. A receita que utilizávamos nessa altura era um pouco mais trabalhosa do que esta, por isso era mesmo necessário tanto tempo.

 

Esta receita é um pouco mais simplificada, porque agora temos passado o Natal em minha casa e cada um faz determinados bolos. Daí que este bolo tenha sido feito pela minha mãe que me dá sempre uma mãozinha na cozinha!

 

 

Aqui fica a receita:

 

Ingredientes:

700 gr de farinha de trigo c/ fermento para bolos
175 gr de açúcar amarelo
150 gr de margarina de girassol
40 gr de fermento de padeiro
1 dl de leite morno
4 ovos + 1 gema p/ pincelar
2 cálices de vinho do Porto ou Rum
2 colheres de sopa de mel ou geleia p/ pincelar
Raspa de laranja ou tangerina e de limão
Frutas cristalizadas

Frutos secos
Sal q.b.

 

As frutas cristalizadas picadas para introduzir no bolo, devem ficar durante 2 horas demolhadas em vinho do Porto, para largarem o açúcar.

Numa taça, dissolve-se o fermento com o leite morno e junta-se o vinho do Porto e os ovos, mexendo bem.

Numa taça grande, junta-se a farinha com o açúcar, as frutas cristalizadas picadas, os frutos secos (amêndoas, nozes, pinhões, passas, sultanas) e o sal. Junta-se a esta mistura a da taça e de seguida a margarina derretida. Mexe-se tudo muito bem com as mãos deixando-se fermentar  durante cerca de 3 a 3 ½ horas em lugar aquecido, até crescer quase o dobro.

 

Ao fim deste tempo, divide-se a massa em 2 ou 3 partes. Molda-se cada parte colocando num tabuleiro grande forrado a papel de alumínio e polvilhado com farinha, fazendo-se um buraco do centro para fora (fica c/ cerca de 15 cm), enfeita-se com as frutas, pincela-se com a gema de ovo e vai ao forno quente cerca de 30 a 35 minutos. Se for necessário, coloca-se também por cima papel de alumínio para não queimar. Retira-se do forno e pincela-se com o mel ou a geleia para dar brilho e montinhos de açúcar em pó. Rende 2 ou 3 bolos conforme o tamanho que pretender.

 

Antes de o pincelar com o mel ou geleia, pode fazer uma calda levando ao lume água com açúcar e casca de laranja, borrifando o bolo com essa calda ainda quente.

 

Já não compro Bolo-Rei há muito tempo, não há como o Bolo-Rei caseiro! Depois de provarmos este tornamo-nos muito mais exigentes!

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.