Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SE7E PECADOS

Este blog destina-se a divulgar receitas experimentadas por mim, adoro cozinhar, principalmente doces, receitas da minha avó, da minha mãe que me recordam o cheiro dos tempos de criança. E outras encontradas por esses blogs fora...

22
Dez09

Christmas Cake ou Bolo Inglês

suzi

 

Nesta época natalícia é hábito ser eu a fazer todos os doces de natal que consumimos. Desde os sonhos, aos coscorões, o bolo-rei, a lampreia de ovos, as azevias, as broas castelares, as filhózes de abóbora, as fatias douradas, tudo é feito por mim. É verdade que passo muito tempo na cozinha, mas são feitos ao nosso gosto, são mais económicas e muito mais saudáveis!

 

 

Este é o meu primeiro doce de natal deste ano, o Christmas Cake de Inglaterra! Por cá comemos o bolo inglês em qualquer altura do ano, mas a sua tradição vem de Inglaterra onde é feito nesta época e remonta à revolução francesa. Este bolo teve na sua origem as papas de aveia feitas para suavizar os estômagos, que estavam,  em jejum na noite de natal. Com o passar dos anos foram sendo adicionados os frutos secos, o mel e as especiarias. No século XVI retirou-se a aveia e introduziram os ovos a farinha e a manteiga. Tenho cá para mim que até gostava de testar esta receita com a aveia... O bolo era feito com muita antecedência e era guardado numa caixa 'upside down' (de pernas para o ar) e era borrifado semanalmente com brandy ou whisky até ao natal.

 

Alterei alguns pequenos pormenores da receita e aqui fica tal como a fiz:

 

Ingredientes:

100g margarina de girassol

150g açúcar

200g farinha para bolos

3 ovos

125g miolo de noz e avelã

70g frutas cristalizadas

100g passas

50g amêndoas

1 colher chá fermento

1 colher chá canela

raspa de 1 laranja

raspa de 1 tangerina

1 dl vinho Porto

 

Preparação:

2 horas antes coloque as frutas cristalizadas de molho no vinho do Porto.

Bata o açúcar com a manteiga amolecida até obter um creme homogéneo. Adicione os ovos um a um batendo entre cada adição. Junte a farinha à qual préviamente adicionou o fermento e a canela. Enxugue as frutas cristalizadas, pique-as e passe-as por farinha para que não desçam para o fundo da forma. Adicione-as á massa. Em seguida deite o miolo de noz e avelã picados e as raspas da laranja e da tangerina (se preferir pode utilizar limão). Deite também um cálice do vinho do Porto onde estiveram demolhadas as frutas cristalizadas. Forre uma forma de bolo inglês com papel manteiga. Verta a massa para dentro da forma e decore com as amêndoas palitadas.

 

 

Leve ao forno a 180º durante 50 minutos ou até verificar que está cozido.

 

 

É uma nova receita de Bolo Inglês maravilhosa! Vale a pena experimentar! Adorámos!

 

A receita foi retirada da Revista Doces Momentos Nº 33.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.