Pataniscas de Bacalhau e Talos de Agrião
Em criança detestava pataniscas de bacalhau, mas, como em tudo na vida, há coisas que só apreciamos mais tarde, em adultos. Tenho várias e uma delas são estas pataniscas. Agora já gosto bastante!
Já há algum tempo as tinha feito mas não correram muito bem por isso não postei. Agora como ficaram excelentes cá estou eu a divulgar a cozinha portuguesa. Sei que os fritos não são muito saudáveis e eu, em casa, tento fazer cozinha o mais saudável possível, mas como um dia não são dias, aqui fica:
Ingredientes:
500g bacalhau desfiado congelado
4 ovos
60g farinha
1 cebola pequena
2 dentes de alho
sal
pimenta
salsa
8 Talos de agrião
Água da cozedura do bacalhau
Preparação:
Coza o bacalhau e desfie-o mais um pouco. Reserve a água da cozedura. Junte os ovos com a farinha e vá adicionando um pouco da água de cozer o bacalhau reservada. Pique muito bem a cebola, o alho, a salsa e os talos de agrião. Junte este picado ao polme e adicione o bacalhau. Tempere com o sal e a pimenta. Finalmente frite colheradas desta massa em óleo bem quente.
Escorra em papel absorvente e sirva com um arroz de feijão.
Até o meu filho mais velho que não é fã de bacalhau gosta destas pataniscas, modéstia á parte, ficaram deliciosas.
O pormenor dos talos de agrião reportam-se a um post do blog da Mary que fez Pataniscas de Talos de Agrião. É claro que eu iria adorar, mas os meus homens nem por isso, são do Sporting mas não gostam assim tanto de comer verde. Só por isso é que não as fiz. Aproveitei para, disfarçadamente, os adicionar e ninguém deu por nada!