Este prato já a minha mãe fazia desde que eu me lembro. Raramente o faço porque em minha casa não há muitos adeptos, mas de vez em quando lá os consigo convencer... afinal isto é tão bom! É fácil de fazer e muito agradável de comer. Pode fazer-se de inúmeros sabores: bacalhau, camarão, atum, salsichas, peixe ou frango. O que eu mais gosto é de atum e foi esse que fiz. Aqui fica a receita:
Ingredientes:
280g peixe/carne (eu fiz com 3 latas de atum)
100g margarina
1/2 l leite
8 ovos
80g farinha
Preparação:
Levar ao lume a margarina, o leite e a farinha e ir mexendo. Quando engrossar tempere com sal, pimenta e noz moscada. Junte as gemas e o atum. Envolva muito lentamente as claras batidas em castelo.
Levar ao forno em forma untada e polvilhada de farinha.
Este soufflé fica-me sempre bem, mas nunca o consegui desenformar pois fica sempre um pouco agarrado á forma. Se alguém souber algum truque eu agradeço a informação.
Sugestão: se tiver alguma sobra de claras (2 no máximo), pode sempre aproveitar para juntar pois o Soufflé fica maior e não retira sabor.
As vezes que fiz sufflé optei sempre por um tabuleiro e nunca uma forma de bolo com buraco.
Mas... dada a minha vertente de inventora vou sugerir que forres a forma com papel vegetal. E unta o papel vegetal com margarina.
Deste modo deves conseguir desenformar (digo eu!).
No tabuleiro de loiça não costumo desenformar. Levo à mesa assim mesmo, dentro do tabuleiro porque é bonito.
Beijinhos.
Rute