Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SE7E PECADOS

Este blog destina-se a divulgar receitas experimentadas por mim, adoro cozinhar, principalmente doces, receitas da minha avó, da minha mãe que me recordam o cheiro dos tempos de criança. E outras encontradas por esses blogs fora...

31
Jul09

Kéfir

suzi

 

Já conhecia o kéfir há muito tempo, quando ainda se chamava a 'flor do iogurte'. É um modo de fermentar o leite que traz imensos benefícios para a saúde, como podem ler aqui. Nos anos 80/90 houve esta 'moda' e as nossas mães todas o tiveram durante algum tempo. Depois, como tudo, caiu no esquecimento e a nossa geração anda a recuperar muitas dessas coisas.

 

Quem me entusiasmou com o kéfir foi a Rute do blog Publicar para Partilhar  que faz tudo o que possam imaginar com este 'cogumelo'. Foi a minha amiga MM que me trouxe uns grãzinhos e comecei as minhas experiências que ainda são pouco mais do que apenas prepara-lo e bebe-lo ao pequeno-almoço, diariamente.

 

Nos dois links acima podem perceber bem como se prepara o kéfir mas vou deixar aqui a receita base.

 

Colocam-se os grãos dentro de um frasco de vidro e coloca-se leite até encher 3/4 da sua capacidade, deixando o espaço de 1/4 para que o kéfir respire e liberte gases. Tape o frasco.

 

 

Passando 24 ou 48 horas coa-se num coador de plástico de rede fina (nunca utilizar nenhum utensílio de metal).

 

 

Coloca-se o produto coado no frigorífico que está pronto a consumir e dura cerca de 3 a 5 dias. O cogumelo coloca-se novamente no frasco que se lavou apenas com água, coloca-se a mesma quantidade de leite e repete-se o processo.

 

 

Isto é o kéfir lavado. Deve lavar-se com água tépida uma vez por semana.

 

 

É um pouco acre de sabor mas é uma questão de hábito. De qualquer modo pode adoçá-lo com mel, melaço, compota ou pode fazer-se batido com fruta. Eu adiciono apenas leite de soja e bebo. Gosto bastante!

 

O kéfir pode ser feito com leite de vaca ou pode também ser feito com leite de soja. Ao colocar no frasco o leite de soja deve adicionar-se uma colher de sopa de limão, lima, laranja ou outro citrino a gosto, ou não, já experimentei e fermenta também sem o sumo.

 

A textura é parecida com o iogurte, a meio caminho entre o iogurte liquído e o iogurte cremoso.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    suzi 02.08.2009

    Moira, sou de Lisboa, mais precisamente Almada e tenho kéfir para partilhar porque o meu já cresceu quase para o dobro! Se quiseres manda-me um mail. Beijinhos!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.