Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SE7E PECADOS

Este blog destina-se a divulgar receitas experimentadas por mim, adoro cozinhar, principalmente doces, receitas da minha avó, da minha mãe que me recordam o cheiro dos tempos de criança. E outras encontradas por esses blogs fora...

28
Jul09

Artisan Bread

suzi

 

É normal que, depois de ter visto em tantos blogs elogios ao Artisan Bread acabei por experimentar, não só pela sua simplicidade de confecção como pelo aspecto e pelo facto de me ter sido transmitido que tem um sabor excelente! O primeiro site onde vi este pão foi no blog Pão Bolos e Cia que tem sempre receitas deliciosas!

 

Experimentei e fiquei fã - aconselho a quem gosta ou quer experimentar pão feito em casa, nem é preciso ter a mfp. Fiz apenas meia receita mas arrependi-me - gastou-se num instante! Deu para dois pãezinhos pequenos (tipo duas bolas) e uma pizza.

 

Hoje vou deixar aqui apenas a receita base do Artisan Bread, depois, em outros posts, vou acrescentado as variações. A receita que fiz foi a seguinte (fiz só metade mas aconselho a fazerem com as quantidades que vou colocar aqui):

 

Ingredientes:

4 copos de farinha de trigo

2 1/2 copos de farinha de trigo integral

3 copos água morna

1 1/2 colher sopa de sal

1 1/2 colher sopa fermento biológico seco

 

Num recipiente grande misture todos os ingredientes apenas com uma colher de pau.

 

 

Tape-o e deixe levedar, à temperatura ambiente, durante 2 horas (deixei mais um pouco).

 

 

Com as mãos enfarinhadas molde o pão, ou vários pães mais pequenos, e coloque no tabuleiro de levar ao forno. Deixe repousar durante cerca de 40 minutos. Depois polvilhe o pão com farinha de trigo ou milho e faça cortes em forma de cruz para que este abra durante a cozedura. 

 

 

Por baixo coloque o tabuleiro do forno com água a ferver de modo que coza com vapor. Coloque o pão no forno previamente aquecido a 180º e deixe cozer durante cerca de 30 minutos.

 

 

A restante massa pode ser guardada no frigorífico durante 15 dias. Quando quiser fazer novamente pão é só repetirar um pouco de massa e repetir o processo.

 

 

Foi assim que ficou por dentro. Muito bom, a repetir!

 

8 comentários

Comentar post