Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SE7E PECADOS

Este blog destina-se a divulgar receitas experimentadas por mim, adoro cozinhar, principalmente doces, receitas da minha avó, da minha mãe que me recordam o cheiro dos tempos de criança. E outras encontradas por esses blogs fora...

23
Jun09

Doce de Figo

suzi

 

Não encontrei muitas receitas de doce ou compota de figos. Nenhuma que se adaptasse à qualidade de figos que me foram oferecidos, figos de S. João, e muito menos receitas para a MFP. Tive que pôr mãos à obra e fazer uma experiência recolhendo elementos de todas as receitas em que tropecei. Fiz assim:

 

Ingredientes:

1 kg figos com casca

250g açúcar

sumo de 1/2 limão

casca de 1/2 limão

1/2 pau de canela

 

Preparação:

Retire o pedúnculo ao figo mas mantenha a casca. Coloque os figos numa caçarola, e adicione água até meio dos figos, leve ao lume e deixei ferver durante 5 minutos. Depois retire os figos com uma escumadeira, escorra-os e coloque na mfp. Junte o açúcar, a casca e o sumo do limão e o pau de canela (só meio para não prender na pá da máquina). Coloque no programa 'compota' e quando terminar inicie novamente o programa.

 

Coloque nos frascos devidamente esterilizados.

 

 

Deixe arrefecer e tampe-os. Ficou muito bom e excelente por ter levado pouco açúcar (no sabor não se sente a falta do açúcar). Os doces na mfp não precisam de tanto açúcar.

 

O sumo do limão serve como gelificante no doce tal como as sementes de linhaça que não utilizei porque sementinhas já tem o figo na sua textura. Também se pode utilizar ágar ágar que também não utilizei porque no dia em que fui para comprar estava esgotado!

 

Acho que estou mesmo virada para os doces até porque tenho um grande apreciador das minhas compotas...

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.