Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SE7E PECADOS

Este blog destina-se a divulgar receitas experimentadas por mim, adoro cozinhar, principalmente doces, receitas da minha avó, da minha mãe que me recordam o cheiro dos tempos de criança. E outras encontradas por esses blogs fora...

09
Jun09

Compota de Laranja Tradicional

suzi

 

Esta receita é muito antiga. Não dá para fazer na MFP, tem mesmo que ser feita ao lume. Fica deliciosa e bastante apurada. É uma compota que dura de um ano para o outro. Andava para a fazer há algum tempo mas decidi fazê-la já, uma vez que as laranjas estão quase a sair de cena!

 

Fiz assim:

 

Ingredientes:

750g de boas laranjas

1,5l de água

1,5kg de açúcar

Sumo de meio limão

 

Confecção:

Lave muito bem as laranjas e cortam-se em quartos de lua muito fininhos.

 

 

Deite a laranja cortada dentro de água e deixe ficar a macerar durante 8 horas.

 

 

Deite depois tudo num tacho e faça ferver até que as cascas da laranja estejam quase moles (cerca de 1 hora). Junte o açúcar e o sumo do limão e deixe o doce continuar a ferver lentamente, cerca de 1 hora para ganhar consistência.

 

 

Para verificar se está pronto, deite um pouco num pires, deixe arrefecer e passe o dedo ao meio, se abrir estrada está pronto, se não, deixe continuar a ferver lentamente até obter a espessura desejada. Por fim, retire o doce do lume, retire a espuma que ficou à superficíe, deixe-o amornar e, com ele, encha frascos apropriados e vede-os.

 

 

Rendeu 4 frascos. Fabuloso! Já tinha feito esta compota há uns anos, é apenas o melhor doce de laranja que já comi. Sorte ter esta receita!

61 comentários

Comentar post

Pág. 1/5