Tarte Gelada de Morango - Dia da Cor ROSA
Já se sabia que o rei do dia ROSA seria o morango. Acredito que sejam muitas as sobremesas onde o ingrediente principal será o morango, mas isso é excelente porque nesta altura do ano ajuda muito!
À última da hora fomos convidados para ir passar o dia em casa de uns amigos, como já não tinha tempo de fazer mais nada, levei esta tarte que foi um sucesso! E o melhor é que nem fica demasiado doce, fica uma tarte light e muito refrescante para os dias quentes que ainda andam por aí!
Esta receita foi combinada entre receitas minhas e pedaços de receitas que encontrei ao pesquisar para o dia ROSA. Misturei tudo e saiu assim:
Para a Base:
Ingredientes:
300g bolacha Maria
150g margarina de girassol
4 colheres de sopa de leite
Preparação:
Picar a bolacha na 123, juntar a margarina e o leite até fazer uma mistura homogenea (fica tipo uma bola). Colocar numa forma de aro amovível forrando o fundo e os lados. Levar ao forno a 180º durante cerca de 10 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer.
Para o recheio:
Ingredientes:
125g morangos
1 iogurte natural
2 colheres sopa açúcar em pó
3 claras
3 colheres de sopa de açúcar mascavado
1 pacote natas batidas em chantilly
4 folhas de gelatina
Preparação:
Bata o iogurte com os morangos e o açúcar em pó no liquidificador e reserve. Bata as claras com o açúcar mascavado na batedeira e junte as natas já batidas em chantilly e bata mais um pouco. Adicione o preparado dos morangos e as folhas de gelatina previamente demolhadas em água fria e derretidas depois em banho maria.
Molho de morangos:
Ingredientes:
250g morangos
1/2 copo de água
5 colheres sopa açúcar mascavado
Preparação:
Num tacho coloque a água, os morangos cortados em pedaços pequenos e o açúcar. Leve ao lume e deixe ferver durante cerca de 10 minutos.
Depois de a base arrefecer coloque metade da mistura das claras e natas, depois adicione metade do doce de morango. Depois coloque a restante mistura de natas e claras e por fim o restante molho de morangos.
Decore a gosto!
Leve ao congelador até solidificar. Sirva de seguida.
Lá tive que ir de máquina em punho para casa dos meus amigos para finalizar a reportagem fotográfica. Assim que se cortou a primeira fatia fui tirar mais umas fotos enquanto todos esperavam para provar! O costume!
O que vale é que os meus amigos são muito pacientes!
E foi o que inventei para o dia ROSA, criado pela Mary, que nos obriga a colocar os neurónios em funcionamento. Desta vez já tinha até outra receita para o caso de esta não resultar... Mulher prevenida....