As farófias o Morango e o Chocolate
Sempre gostei de fazer farófias, principalmente porque há certas sobremesas que faço em que acabam por sobrar claras, aproveito-as sempre, ou para farófias ou para molotof ou para qualquer outra receita de claras. Congelo-as e quando me apetece facilmente descongelam e ficam perfeitas!
Desta vez saiu farófias mas com algumas alterações. Fiz com ovos moles pobres, com doce de morango e com chocolate... que pecado divino!
Vamos começar peças farófias:
Bata as claras em castelo (podem ser 4 ou 8, as que tiver) bem firme. Ponha um tacho ao lume com 350ml de leite, 4 colheres de sopa de açúcar, uma casca de limão e um pau de canela.
Depois de levantar fervura deixar ficar em lume brando e vai deitando colheradas de claras, depois de cozer um pouco vire-as mais 2 minutos e retire com uma escumadeira para uma travessa. Repita até terminar as claras.
Agora reservam-se as farófias na travessa e vamos fazer os ovos moles.
Ingredientes:
5 ovos
250 gr. de açúcar
150 gr. de água
2 colheres sopa rasas de Maisena
Preparação:
Leva-se o açúcar ao lume com a água e deixa-se ferver até fazer ponto de espadana (117º C).
Retira-se a mistura do lume, deixa-se arrefecer e adicionamos um pouco desta calda morna aos ovos.
Misturam-se os dois preparados e leva-se tudo ao lume de novo para cozer e engrossar, até os ovos-moles terem a consistência desejada. De seguida adiciona-se o leite de cozer as farófias, coado e retirando o limão e o pau de canela. Junta-se também um pouco de leite frio onde se diluiu a Maisena. Deixa-se engrossar novamente e deita-se por cima das farófias.
Leve ao frigorífico durante, pelo menos, duas horas. Depois de frio está pronto a servir. Quem gostar pode pôr canela por cima. Eu coloquei doce de morango feito como se pode ver aqui:
A mistura de sabores torna as farófias sublimes! Mas não fiquei por aqui... depois servi com chocolate. A receita do chocolate é a seguinte:
Ingredientes:
1 chocolate (200g)
1 pacote de natas de soja
Preparação:
Derreter o chocolate em banho maria e adicionar as natas. Leve ao lume até engrossar. Ao servir o chocolate deve estar morno. Deitar por cima das farófias.
E pronto! O único problema é que estas farófias desapareceram todas num instante...