Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SE7E PECADOS

Este blog destina-se a divulgar receitas experimentadas por mim, adoro cozinhar, principalmente doces, receitas da minha avó, da minha mãe que me recordam o cheiro dos tempos de criança. E outras encontradas por esses blogs fora...

09
Abr09

Folar Algarvio - Olhão

suzi

Em primeiro lugar quero dar os Parabéns à minha avózinha que faz hoje 88 anos. Este folar faz também parte da tua prendinha de aniversário! Vou levá-lo hoje! Obrigada por tudo, avó!

 

Todos os anos faço o típico folar da Páscoa. Não é que a Páscoa seja um evento muito marcado na minha família mas a verdade é que todas as épocas me dão motivos para fazer doces. Gosto muito de folar mas o ano passado não me correu muito bem. É claro que, este ano a MFP vem dar uma grande ajuda. Vou fazer o folar típico com os ovos cozidos e com sabor a erva doce. Mas hoje decidi experimentar fazer o folar algarvio que ainda não tinha tido a coragem para fazer.

 

A receita foi tirada do blog da Gasparzinha (onde alterei algumas coisitas) apesar de haver um outro na minha lista que é este.

 

Ingredientes:

1.

1 laranja (sumo)

50g água

sal

150g margarina

1 cálice de aguardente

25g fermento padeiro fresco

500g farinha p/ pão

 

2.

Manteiga derretida q.b.

Açúcar e canela q.b.

 

Preparação:

Colocar na cuba da MFP os ingredientes mencionados em 1. pela ordem mencionada, diluindo o fermento nos líquidos. Seleccione o programa 'Massa'.

Quando terminar o programa divide-se a massa em 10 bolas.

 

 

Estendem-se as bolas com o rolo da massa até fazer um círculo com cerca de 13cm. Barra-se cada círculo de massa dos dois lados com a manteiga derretida...

 

 

... e polvilha-se abundantemente com o açúcar...

 

 

 

...e a canela (ingredientes mencionados em 2.).

 

 

Utiliza-se um tacho alto com cerca de 18 a 20cm de diâmetro, barrado com margarina e polvilhado com pouca farinha. Deixar levedar por cerca de 1 hora.

 

Polvilha-se novamente com açúcar e canela e vai ao forno a 180º por cerca de 50 minutos, no meu forno, mas depende, convém verificar a cozedura ao fim de 25 minutos.

 

Nota: A receita da base não leva açúcar, por isso o açúcar polvilhado é que o vai tornar doce. E o resultado foi este:

 

Ao crescer as camadas deslizaram porque o tacho era maior do que os círculos. Tortinho, mas delicioso!

 

 

FELIZ PÁSCOA PARA TODOS!

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.