Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SE7E PECADOS

Este blog destina-se a divulgar receitas experimentadas por mim, adoro cozinhar, principalmente doces, receitas da minha avó, da minha mãe que me recordam o cheiro dos tempos de criança. E outras encontradas por esses blogs fora...

25
Mar09

Pão Branco Com Aveia

suzi

Vou fazer um conjunto de posts com os pães que faço mais vezes. São aqueles que foram eleitos pelo seu sabor e como cá em casa o único pão que comemos são os pães que faço, tenho que ir variando. Acabámos por eleger os preferidos de todos. Hoje trouxe o Pão de Aveia.

 

Sei que muitas meninas já têm a MFP, muitas ainda não têm, mas algumas procuram receitas. Foi uma das minhas compras mais rentável porque o pão é de muito melhor qualidade do que o que compramos (e estou a falar para quem vive nas cidades, porque quem vive em aldeias tem pão muito bom), fica mais barato e podemos alterá-lo conforme o nosso gosto. Li num qualquer blog que um pão tem um custo de, em média, com o consumo incluído, cerca de 81 cêntimos, se for verdade compensa!

 

 Já vai a meio e não fiz a receita grande, porque no tempo mais quente tenho tido a experiência de que o pão cria, mais fácilmente, bolor.

 

A receita é a seguinte:

 

Ingredientes:

600g ou 900g

240 ml ou  320ml copo água

1 ou 1,5 colher sopa azeite

1,5 colher chá sal

2 colheres sopa açúcar

1 ou 2 colheres sopa leite em pó

2 ou 3 e 2/3 copos de farinha trigo

1 ou 1 e 1/3 copos de flocos de aveia

2 colheres chá fermento biológico

2 colheres sopa sementes linhaça

2 colheres sopa sementes sésamo

 

Preparação:

Colocar na cuba da MFP todos os ingredientes mencionados (conforme se queira um pão maior ou mais pequeno) pela ordem indicada excepto as sementes. Seleccionar o tamanho do pão, a tostagem e colocar no ciclo 'Básico'. Quando a máquina apitar colocar as sementes. Quando terminar retirar o pão da cuba e colocar sobre uma rede até arrefecer.

 

Este pão fica muito bom, é um dos preferidos. Se quiserem alterar ou adicionar algum ingrediente é só compensar a farinha e o liquído. Um conselho que não me canso de dar é verificar a consistência da massa passados 5 minutos do inicio do programa, por vezes é necessário colocar mais um pouco de liquído ou de farinha até ficar com a consistência de massa. Se, nesta altura adicionarem farinha com autolevedante para bolos é óptimo porque é uma pequena quantidade mas ajuda o pão a crescer mais um pouco e mantém uma boa consistência.

2 comentários

Comentar post