Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SE7E PECADOS

Este blog destina-se a divulgar receitas experimentadas por mim, adoro cozinhar, principalmente doces, receitas da minha avó, da minha mãe que me recordam o cheiro dos tempos de criança. E outras encontradas por esses blogs fora...

12
Jan14

Pudim Abade de Priscos

suzi

pudim 

 

O meu pudim preferido de sempre!

 

suzise7epecados

 

Foi a primeira vez que fiz este pudim porque tenho algum medo de errar os pontos de açúcar... a Bimby fez-me esse favor! De qualquer modo fica também a receita tradicional.

 

Ingredientes:

500g açúcar

100g vinho Porto

16 gemas

1 fatia de presunto (40g)

200g água

1 casca limão

1 pau canela

Caramelo

 

Preparação na Bimby:

Coloque o açúcar, a água, o pau de canela, a casca de limão e o presunto no copo da Bimby, programe 15min/Varoma/vel. 1, inversa. Retire o presunto, o pau de canela e o limão e adicione o vinho do Porto, programe vel. 4 e junte as gemas pelo bucal do copo até terminar as gemas e desligue. Na forma do pudim coloque 100g açúcar e coloque em cima do lume até caramelizar, deixe solidificar. Coloque o preparado anterior na forma, coloque na panela de pressão com a água a 1/3 da forma e deixe ferver durante 20 minutos. Quando a panela abrir retire a forma, deixe arrefecer e só depois desenforme.

 

Tradicional:

Coloque o açúcar, a água, o pau de canela, a casca de limão e o presunto num tacho e leve ao lume até fazer ponto de espadana (120º). Bata as gemas com o vinho do porto e junta-se depois a calda de açúcar, tendo-se retirado o pau de canela, a casca de limão e o presunto. Misture muito bem com uma vara de arames. Na forma do pudim coloque 100g açúcar e coloque em cima do lume até caramelizar, deixe solidificar. Coloque o preparado anterior na forma, coloque na panela de pressão com a água a 1/3 da forma e deixe ferver durante 20 minutos. Quando a panela abrir retire a forma, deixe arrefecer e só depois desenforme.

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Anónimo 07.09.2016

    O presunto não sei, até porque o original leva toucinho gordo, mas garanto que o segredo deste pudim está aí. :)
  • Imagem de perfil

    suzi 07.09.2016

    É mesmo! O segredo é esse! Achei curioso porque já vi uma outra receita em que o 'ingrediente secreto' é banha...
    Cumprimentos,
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.