Quarta-feira, 18 de Março de 2009
18 de Março de 2009

 

A Rute e Mary andam a entusiasmar-me com os posts que fazem sobre a Linhaça e eu como tive hoje um tempinho para fazer os trabalhos de casa fui pesquisar sobre a semente que serve para fazer sopas ou pão. Tem poderes preventivos e curativos. Elas andam a explorar as várias utilizações e eu dei-me ao trabalho de procurar os benefícios desta semente. Leiam com atenção e aproveitem.

 

É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois o seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular. 

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos gordos poliinsaturados (Omega 3 e Omega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Omega 3 existente na natureza. 
Muitos estudos estão a ser desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça pode ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também estão a ser estudadas outras funções que têm benefícios como:

- Rejuvenescedor;
- Diminuição de peso;
- Auxílio no combate à anemia;
- Auxílio no combate ao cancro: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc;
- Auxílio no combate ao acne;
- Auxílio no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
- Auxílio na diminuição do risco de aterosclerose;
- Auxílio no controle da diabete - da glicemia; 
- O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue;
- Vitalidade Física;
- Sistema Digestivo;
- Sistema Nervoso;
- Doenças Inflamatórias;
- Retenção de Líquidos;
- Sistema Imunológico;
- Sistema Cardiovascular;
- Funcionamento Intestinal;
- Para o auxílio na redução de colesterol;
- Para combater a agressividade e a obesidade;
- Condições da Pele e do Cabelo.

Composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça: 

Valor calórico 43 Kcal
Carboidratos 1 g
Proteínas 2 g
Gorduras totais 3 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Trans 0 g
Fibra alimentar 3 g
Omega-3 58%
Omega-6 16 %
Sódio 7,8 mg
 
 


Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogénio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao cancro de mama e cólon. Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio. 
A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil de quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador, para que não vire pó. Depois, guarde-a no frigorífico e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor. 
As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sumos, vitaminas, misturada com cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada numa receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 chávena (chá) de óleo, substitua por 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída.
 
Vitalidade Física:
Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o aumento progressivo de vitalidade e energia. A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.
 
Baixa de Peso:
A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol de forma rápida.
Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se deseja diminuir o peso, tome uma colher durante a tarde.
 
Combate ao Cancro:
de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc. A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos, sendo um deles a LIGNINA. A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no cancro se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.
 
Condições da Pele e do Cabelo:
Com o consumo regular de sementes de linhaça você irá notar como a sua pele se torna mais suave. É útil para a pele seca e sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele tais como psoríase e eczema.
Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda do cútis. Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc., 
é excelente para a calvíce e nutre também o cabelo.

Sistema Digestivo:
Previne ou cura o cancro de colon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal. Expulsão de gases gástricos, é um laxante por excelência. Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores.
 
Sistema Nervoso:
É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma.
Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhora as funções mentais dos mais velhos, melhora os problemas de conduta (esquizofrenia).
A linhaça é uma dose de energia para o cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem os neurotransmissores (reanimações naturais).
 
Doenças Inflamatórias:
O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo. Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "TITE", tais como: gastrite, hepatite, artrite, colite, amidalite, meningite , etc.
 
Retenção de Líquidos:
O consumo regular de linhaça, ajuda os rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre a inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do cancro e as doenças cardiovasculares.
 
Sistema Imunológico:
A linhaça alivia alergias e é eficaz contra o LUPUS. A semente de linhaça por conter os óleos essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que precisamos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças.

Sistema Cardiovascular:
É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol, esclerose múltipla, trombose coronária tensão arterial alta, arritmia cardíaca, incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos. O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares.
 
 
 
 
Uma das características únicas da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, que regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.
O Dr. J H. Vane, ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos óleos essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.
Uma outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de Omega-3.
 
Estas informações foram tiradas daqui e as fotos daqui.
 
Vou começar já a fazer utilização destas sementinhas muito para além do pão.
publicado por suzi às 23:32
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
60 comentários:

Mary @ 12:39

Qui, 19/03/09

Ena, Suzi, fizeste o TPC na íntegra! :)
Tu e a Rute são umas excelentes investigadoras, pesquisam ao pormenor (e partilham, o que é super fixe)!
Já viste o que estas sementinhas têm de bom?
Até parece mentira tanto benefício junto!
Vou começar a expandir a sua utilização, para além do pão e das sopinhas...vamos lá ver...
Agora tenho que procurar o óleo de linhaça, ainda não deparei com ele...
Pois, mas antes de ir embora vou espreitar o teu doce de ananás, para alegrar a vista! Hahaha :)

Rute @ 16:27

Qui, 19/03/09

Minha amiga, vou já pôr um link directo para o teu post no meu artigo "à descoberta da linhaça".

Nota 20++ no teu TPC. Está uma explicação muito completa e pormenorizada. Nem eu sabia tanto beneficio à cerca da linhaça. Obrigada pela informação.

Beijokas e vamos combinar esse picnic com a Sandra.

suzi @ 19:55

Qui, 19/03/09

OK! Sabes que ao investigar este assunto descobri uma coisa - é que a semente deve ser ligeiramente moída para dar todos os seus benefícios. É tentarmos! Picnicaremos concerteza!

Margarida @ 12:29

Qui, 01/10/09

Olá gostaria de saber onde vocês compram os produtos da linhaça ?
obrigado
Margarida

suzi @ 12:41

Qui, 01/10/09

Margarida, não sei qual a sua zona, mas aqui há em todos os supermercados e hipermercados.

Margarida @ 14:50

Qui, 01/10/09

Suzi, eu moro nos olivais em lisboa,
voces compram e tomam? ou tem algumas indicações?
obrigado pelo tempo dispendido

Margarida

suzi @ 17:03

Qui, 01/10/09

Margarida, pode comprar num Pingo Doce ou mesmo no Jumbo, Continente ou nas lojas Celeiro. Como pode ver no blog as sementes de linhaça são utilizadas em pão, bolos (moída no moinho de café) ou até em sopa. Pode pesquisar neste blog outros posts onde coloquei receitas com as sementes de linhaça.

easy @ 23:55

Qua, 29/12/10

No olivaishopping vende-se linhaça moida na loja
celeiro em frente ao pingo doce.

camila @ 20:19

Ter, 17/05/11

è muito fácil encontra e lojas naturais e até em farmácias comuns eu tenho visto bastante , i é baratinho, mas compra a dourada

sandra teixeira @ 14:35

Sex, 20/11/09

Olá , sou a Sandra. Desde que comecei a comer sementes de linhaça, regulou-me o intestino, pois eu era uma pessoa presa e estava 4 a 5 dias sem fazer e agora faço de uma a duas vezes por dias, é uma sensação de alivio. É agradável comer as sementes de linhaça. Obrigada!!!

Ana @ 16:40

Sex, 11/12/09

Queria perguntar ás minhas boas amigas o que é que faz melhor, as sementes ou as cápsulas, aguardo resposta muito obrigadas.

suzi @ 18:37

Sex, 11/12/09

Boa tarde Ana, relativamente á sua pergunta só utilizei as sementes e não as cápsulas, mas penso que as sementes serão mais saudáveis do que as cápsulas. Pergunte numa ervanária, talvez lhe saibam explicar melhor! Obrigada!

Ana @ 20:02

Sex, 11/12/09

Muito obrigada pela resposta , hoje fui ao celeiro e disseram-me que as cápsulas tem mais concentrado e para certas maleitas era melhor as tais.
Mas como li no seu blog que faz investigação, talvez também fosse melhor descobrir algo sobre a linhaça, em relação ás cápsulas, se fazem melhor as sementes ou as cápsulas.

sandra @ 21:36

Dom, 17/01/10

OLÁ,SANDRA
GOSTEI DO SEU COMENTÁRIO E GOSTARIA DE SABER SE VC INGERIA A SEMENTE INTEIRA OU MOIDA?
ESTOU FAZENDO REGIME PARA PERDER PESO SERÁ QUE VAI ATRAPALHAR MINHA DIETA? UM ABRAÇO.

sandra teixeira @ 21:50

Sab, 10/04/10

Olá, para funcionar melhor o intestino, e para um melhor efeito, as sementes comesse esmagadas, mas podemos comer algumas por esmagar.
Adoro comer num iogurte.
Beijos

Anónimo @ 21:53

Sab, 10/04/10

Esqueci-me de dizer, se está a fazer tratamento para emagrecer as sementes vão ajuda-la no prosseguimento do tratamento.

Almiro Ferreira Jorge @ 11:21

Seg, 10/05/10

Essas preciosas sementes, além de regularem o intestino, também fazem baixar o colesterol drasticamente. Colocarei novo comentário a partir do recebimento dos meus próximos resultados de análises ao sangue. Até lá, saúde da boa........ Almiro Ferreira Jorge.
LAGOS
PORTUGAL

suzi @ 12:11

Seg, 10/05/10

Muito obrigada pela sua informação. Já agora agradecia que, quando informar os resultados das análises, nos dissesse como toma e que quantidades utiliza das sementes de linhaça! Muito obrigada!

sobras @ 19:58

Sab, 31/07/10

Susana, li a sua pesquisa sobre as sementes de linhaça e acho que vou experimentar, pois tenho prisão de ventre. Só não percebi como parte a casca, se puder dar mais uma dica agradeço. Parabéns pelo seu trabalho e pela ajuda que pode dar. Já agora experimente as sementes de girassol, na sopa (passadas) nas saladas inteiras. As propriedades são muito ricas, parecidas com as da linhaça.

suzi @ 22:41

Sab, 31/07/10

Para partir as cascas tem duas opções, ou compra linhaça já moída, á venda nas lojas Celeiro, ou moi as semente na picadora ou no moínho de café! Obrigada!

sobras @ 14:19

Dom, 01/08/10

Obrigada Suzi. Mas as sementes são tão pequeninas. Mas vou fazer o que me disse. Uma vez mais obrigada.

sobras @ 18:38

Dom, 01/08/10

Suzi desculpa o incomodo, mas já não me lembro como são as urtigas, sabes por acaso onde posso comprar urtigas frescas.
A colher de sopa de linhaça é cheia ou rasa. è que eu fiz uma papa de fruta e adicionei a linhaça, mas acho que puz demais, fiquei mal disposta. Mas a verdade é que já fez efeito ao meu instestino. Obrigada pela ajuda, é preciosa, bem haja.
Eva

suzi @ 16:50

Seg, 02/08/10

Oi, as urtigas frescas, dúvido que consigas encontrar à venda, vai dar um passeio pelo campo e encontras facilmente. A colher de sopa de linhaça é rasa, costumo por na sopa dos meus filhos! É optimo! Bjs

Manuel Silva @ 22:24

Sex, 04/02/11

Boa noite,agradecia um esclarecimento sobre sementes de linhaça.Tenho problemas cardíacos e colestrol elevado,angina de peito e arritmias cardíacas, tensão alta. Será que posso tomar as tais sementes e por quanto tempo. Obrigado.

BARROS @ 18:26

Sex, 17/06/11

Boa tarde
tambem tenho andado a pesquisar algumas coisas sobre a semente de linhaça, já comecei a tomar à cerca de 1 mês, uma coisa é certa e posso comprovar é que realmente regula os nossos intestinos... em relação a quem queira usar para emagrecimento, eu li que para fazer efeito tem que ser tomada cerca de 3 colheres de sopa de sementes de linhaça por dia.. só assim faria efeito , não comprovo... mas vou ando a tentar juntar o maximo de receitas para poder usufruir cada vez mais deste ingtrediente... sumos, bolos, refeiçoes...etc...

paula jetimane @ 14:17

Ter, 10/04/12

oi gente comecei a administrar a semente da linhanca ha pouco tempo, pois descobri varios itens importantes que a semente tem. eu tenho sou hiepertensa

Manuel Leitão @ 01:19

Qua, 20/07/11

Já uso Sementes de linhaça de preferência dourada, há muitos meses mas só hoje procurei na NET o que dizem sobre o assunto e encontrei este blog Se7e Pecados.

Comecei a usar as sementes de linhaça na sequência do estudo nos livros de medicinas naturais que possuo. (Plantas e Produtos Vegetais em Fito terapia publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian, Alimentação para um Novo Mundo do Dr. Marcio Bontempo e outros).

Tenho uma pequena empresa de distribuição de Fitoterápicos e Nutracêuticos desenvolvidos e fabricados em Portugal (fórmulas exclusivas) e, entendo que a solução para uma boa saúde está na alimentação que proporcione bom trânsito intestinal, intestinos limpos e fezes sem odores putrefactos.

Por motivos de problemas no Estômago, intestinos e fígado de Abril de 1999 a Janeiro de 2011 não comi nenhuma espécie de carne embora de vez em quando comesse peixe.
Este ano recomecei a comer carne bovina esporadicamente.
Desde Junho de 2008 mantenho uma alimentação o mais simples possível. Em cada refeição normalmente só como um tipo de hidrato (arroz integral ou batatas) ou um tipo de proteína (leguminosas, peixe ou carne) com vegetais. Costumo fazer refeições só com um único tipo de Frutas, cereais ou pão (normalmente de centeio). Como orientação geral do que normalmente constitui as minhas refeições sigo o que é indicado pelo Dr. Peter D'Adamo nos seus livros sobre a dieta de acordo com o tipo de sangue (que no meu caso é o A+).
Não bebo líquidos durante as refeições.
Muitas vezes bebo um chá digestivo no fim da refeição.
No pequeno almoço normalmente como sementes de linhaça douradas trituradas como indico mais abaixo. Por vezes como flocos de um cereal (os melhores são os de amaranto e de centeio) cozidos em água durante a noite dentro de uma garrafa térmica. De manhã junto as sementes de linhaça douradas inteiras, mel ou melado de cana ou açúcar.

No que respeita ao que estudei e pratiquei comigo, familiares, amigos e clientes posso afirmar que as sementes de linhaça são um SUPER ALIMENTO.

Pode ser engolida inteira misturada em qualquer tipo de alimento.
Esta forma de consumir é extraordinária para aceleramento do trânsito intestinal devido à quantidade de mucilagem que é criada no estômago e no intestino. Esta mucilagem é um maravilhoso lubrificante bem como rico em muitas substâncias que vão ser absorvidas.
A quantidade a ingerir diariamente de 1, 2, 3 ou 4 colheres de sopa varia de pessoa para pessoa e dos alimentos que foram ingeridos. Costumo sugerir que a quantidade seja reduzida ou aumentada de acordo com a consistência das fezes dado que elas devem ser pastosas mas formatadas. Em muitas pessoas 4 colheres de sopa provocarão evacuações quase a raiar a diarreia pois a mucilagem gerada é muito grande.

Se utilizarem um bacio para controlar o que evacuam tal como eu faço há uns 5 anos, verificarão que as sementes aumentam muito de volume e que dentro do intestino iniciaram o processo germinativo. Neste processo germinativo são absorvidos e retirados do intestino componente tóxicos que lá existam.

Entendo que as sementes de linhaça são o regulador ideal do trânsito intestinal porque não irritam as mucosas do intestino como fazem quase todos os produtos usados como laxantes.

Costumo utilizar muitas vezes as sementes de linhaça triturada no liquidificador como pequeno almoço.
Neste caso costumo usar 3 colheres de sopa de sementes de linhaça, 1 colher de sopa de pevides de abóbora sem casca, 1 colher de sopa de sementes de cânhamo, 1 colher de chá de sementes de girassol, 2 copos de água morna e 6 a 10 figos secos ou Tâmaras ou alperces. É um óptimo pequeno almoço. Os nutrientes são bem absorvidos e o efeito laxante é menor.

Não comprem sementes de linhaça moídas para comer. A linhaça moída que é vendida deve ser só usada externamente em cataplasmas no caso de furúnculos, abcessos e outras inflamações cutâneas pois o processo oxidativo começa logo que as sementes são trituradas.

As sementes de linhaça também podem ser tostadas e são agradáveis de trincar mas, neste caso, as vitaminas os nutrientes e a mucilagem é substancialmente reduzida.

Estou disponível para algum esclarecimento e partilhar a minha experiência. Podem contactar-me nos dias úteis das 13h às 22h, Tel: 937 810 310.
Manuel Leitão

José Martins @ 00:16

Qui, 21/07/11

Boa noite,deixar uma colher de sopa de sementes de linhaça num copo de agua de um dia para o outro e depois beber em jejum melhora a prisão de ventre?
Obrigados e parabéns

suzi @ 09:25

Qui, 21/07/11

José, pelos conhecimentos que tenho, a linhaça é um excelente laxante, se tomar duas colheres de sopa de linhaça moída, de manhã, no leite, ou até nas refeições, na sopa, por exemplo, garanto-lhe que faz efeito! Moída é preferível, uma vez que o nosso estômago não tem a capacidade de desfazer as sementes, por isso pode compra-la já moída ou moer no triturador.
Espero ter ajudado!

José Martins @ 17:40

Sex, 22/07/11

Obrigada Susana,como tenho lido sobre sementes de linhaça e há pessoas que deixam as sementes dentro da água por 12 horas e depois no dia seguinte bebem essa água junto com as sementes e em jejum e como a água fica viscosa e as sementes inchadas e mais moles pensei que o nosso estômago assim as conseguisse digeri. mas muito obrigada vou fazer como diz.

Maria Ferreira @ 11:22

Dom, 18/09/11

Já há vários anos que como a semente de linhaça, mais recentemente triturada.
Entretanto, disseram-me que não deveria triturar um pacote todo ou quase todo pq perde as propriedades... será que mesmo guardando-o no frigorífico isso acontece?
Há alguns dias tb me disseram que não a deveria usar nas sopas qd estas estão quentes pq a linhaça pode-se tornar tóxica...alguém sabe alguma coisa sobre isto? Não encontro nenhuma referencia em lado nenhum...

Comentar post

suzise7epecados
ideias recentes
 
Portugal Market Place
arquivos
2014:

 J F M A M J J A S O N D

2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

mais comentados
179 comentários
136 comentários
65 comentários
60 comentários
comentários recentes
  • Ando ao tempo para experimentar... vou levar a rec...
  • Uma delícia esse bolo, uma receita perfeita...
  • Boa tarde, o grão a que me refiro é o grão de bico...
  • 500 gramas de grão cozido. Qual seria o nom...
  • Vou roubar a receita e fazer para o aniversário do...
  • Imagino o seu sabor, por certo ficou muito gostoso...
  • OláAlguém tem o contato da Anocas, de Leiria, que ...
  • Bom dia,Tenho kefir para doar.contato: iemeceriz@g...
  • Já está, Anna. Tudo correto! Muito obrigada!
  • olá Susana, obrigado. Eu expressei-me mal em relaç...
  • links