Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SE7E PECADOS

Este blog destina-se a divulgar receitas experimentadas por mim, adoro cozinhar, principalmente doces, receitas da minha avó, da minha mãe que me recordam o cheiro dos tempos de criança. E outras encontradas por esses blogs fora...

22
Mar12

Ovos de Chocolate ou Ovos da Páscoa

suzi

 

 

 

 

 

Com a aproximação de mais uma época rica em tradições gastronómicas, é altura de iniciar novas experiências. Começamos por tentar descobrir a origem desta tradição:

 

Os ovos de chocolate ou ovos de Páscoa são uma tradição milenar relacionada ao cristianismo. Costumava-se pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, sendo o ovo um símbolo de nascimento. Os ovos de chocolate viram dos Pâtissiers franceses que recheavam ovos de galinha, depois de esvaziados de clara e gema, com chocolate e os pintavam por fora. Os pais costumavam esconder ovos nos jardins para que as crianças os encontrassem na época da Páscoa. Com melhores tecnologias, a partir do final do século XIX, se difundiram os ovos totalmente feitos de chocolate, utilizados até hoje.

 

Como sou fã de chocolate e acho muito interessante esta tradição de oferecer ovos de Páscoa e considerando que os ovos de chocolate que se vendem contém um chocolate muito mau e outros melhores mas todos com muitos conservantes e emulsionantes, tudo ingredientes pouco saudáveis.

 

Daí que me decidi empreender a difícil tarefa de trabalhar o chocolate. Depois de muito pesquisar e ler artigos sobre o trabalho do chocolate fiz assim:

 

Ingredientes:

300g chocolate de culinária 70% cacau

 

Utensílios:

Formas de ovos de chocolate (utilizei de silicone)

Pincel

Tábua de cozinha forrada a papel alumínio

 

Preparação:

Separe o chocolate na proporção de 2/3 e 1/3. Num tacho coloque 3 dedos de altura de água e leve ao lume até ferver. Entretanto pique as 200g de chocolate (os 2/3) numa tábua de cozinha e ponha dentro de um outro tacho mais pequeno. Quando a água estiver a ferver coloque o tacho mais pequeno com o chocolate picado dentro e desligue o lume de imediato, de modo a derreter o chocolate em banho-maria mas fora do lume, o chocolate não deve passar dos 45º. Quando o chocolate estiver derretido coloque as restantes 100g de chocolate igualmente picado, dentro do chocolate derretido, de modo a derreter este último e temperar o chocolate. Este processo chama-se a tempera do chocolate.

 

As formas devem estar bem secas e este chocolate não pode apanhar nem uma gota de água ou vapor, pois vai permitir que o chocolate se derreta e perca as suas propriedades, a água é o maior inimigo do chocolate.

 

Coloque uma colher de sopa de chocolate dentro de cada forma e pincele para espalhar uniformemente o chocolate pelas paredes da forma.

 

 

Leve ao frigorífico cerca de 5 minutos, com a parte interior do ovo virada para baixo.

 

 

Repita o processo mais duas vezes. Na última vez deve deixar os ovos um pouco mais tempo no frio, de modo que fácilmente se descolem da forma. É preciso ter muito cuidado uma vez que corremos o risco de partir o ovo.

 

 

Quando tiver as metades descoladas coloque uma frigideira ao lume, ponha duas metades dentro com a abertura para baixo e retire imediatamente, cole uma na outra.

 

 

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.