Segunda-feira, 9 de Março de 2009
9 de Março de 2009

Esta receita já está na família há muitos anos. Já a fiz muitas vezes mas, desta, adaptei-a à máquina de fazer pão. Ficaram bons e cresceram imenso!

 

 

Foram feitos na MFP e depois assados no forno, o que lhes dá um arzinho diferente. São muito bons para as crianças levarem para a escola ou para os lanches de fim-de-semana. Vou deixar aqui a receita original e a que fiz na MFP. A original é muito simples, muito mesmo. Aqui fica:

 

Ingredientes:

500g farinha

6 colheres sopa açúcar

2 colheres fermento Royal

2 ovos (separar clara/gema)

1 colher chá sal

2 chávenas leite frio

 

Preparação:

Batem-se as claras em castelo e reserva-se. Amassa-se os restantes ingredientes e juntam-se as claras em castelo. Deixa-se descansar 5 a 10 minutos. Moldam-se os pães, pincelam-se com ovo e levam-se ao forno.

 

A receita adaptada para a MFP:

Ingredientes:

350ml leite morno

15g fermento padeiro (2 colheres chá fermipan)

2 ovos inteiros batidos

2 colheres sopa farinha Cérelac

8 colheres sopa açúcar

1 colher chá sal

650g farinha

 

Preparação:

Dissolver o fermento no leite morno e colocar na cuba da MFP, juntar os ovos, a Cérelac, o açúcar, o sal e a farinha. Colocar no Programa 'Massa'. quando o programa terminar deixe ficar na máquina mais algum tempo pois continuará a levedar. Tirar a massa da máquina e colocar sobre uma superfície enfarinhada. Moldar os pãezinhos e colocá-los no tabuleiro de ir ao forno espaçados. Deixar por cerca de 45 minutos. Pincelá-los com ovos e levar ao forno a 180º até estarem cozidos.

 

São muito saborosos estes pãezinhos! Experimentem!

publicado por suzi às 08:26
link do post | comentar | adicionar aos favoritos
9 comentários:

chocolatemorno @ 12:06

Seg, 09/03/09

Hummm so de ver dá vontade de dar uma trinca ... não tenho maquina de pão, será tambem fica bem feito com a batedeira? Não sei, mas so experementando. Já agora aproveito para dizer que tem aqui umas belas receitas, vou continuar a vir cá "expreitar" lolol

suzi @ 12:22

Seg, 09/03/09

Se não tem a MFP não faz mal, porque a receita dá para fazer com a batedeira e é muito fácil. Sempre os fiz assim. Se vir que a massa está a ficar muito mole deite mais um pouco de farinha, se estiver rija deite um pouquinho de leite. Sai sempre bem! Obrigada pela visita!

Mary @ 13:08

Seg, 09/03/09

Ainda não testei os pães de leite pequenos, fiz um em tamanho grande, que encontrei no Raspas de Laranja, mas gostámos bastante do resultado, e volta e meia repete-se!
Esta ideia dos pãezinhos até me agrada mais, porque permite fazer pequenas sandes transportáveis, logo é muito mais prático!
Suzi, essa da farinha cérelac para mim é novidade, gostei da inovação!!! LOL:)

suzi @ 13:15

Seg, 09/03/09

Mary, a ideia da Cérelac surgiu-me um dia quando quis fazer uma receita na MFP que levava leite em pó e eu não tinha em casa - inventei e gostei do resultado! Os pães pequenos ficam ainda melhores... experimenta!

Flavia Simoes @ 14:09

Ter, 24/11/09

Suzi , seus paezinhos ficaram lindos e parecem estar uma delicia, quero fazer, mas tenho um problema, pois n conheco esta farinha cérelac , se eu deixar de colocar vou ter problemas ? vivo na Alemanha e n faco ideia onde comprar e nem sei o nome. Bjussss e fica com Deus.

suzi @ 16:32

Ter, 24/11/09

Olá Flávia, a farinha Cérelac é apenas a farinha láctea com que se fazem as papas dos bébés, se não encontrar pode por amido de milho que faz quase o mesmo efeito. Se não colocar aposto que vão ficar bons na mesma! Foi só mesmo um capricho da receita! Bjs

ângela @ 00:16

Qua, 25/07/12

olá, fiz esta receita de pãezinhos de leite e algo não correu bem :) a massa ficou demasiado mole e nem deu para fazer bolinhas ou amassar com a mão. tive que colocar a massa no forno com a ajuda de uma colher. ficaram bons mas ficaram demasiados baixos, tipo pão chapata :) o que acha que fiz mal na massa? tem que se misturar os ingredientes todos só com uma colher de pau ou com a batedeira? deixei repousar 10 minutos mas não me pareceu que a massa aumentasse de tamanho....

Ana Maria @ 18:13

Dom, 29/07/12

Tentei mas nao deu certo, ficou muito mole e eu nao sabia como moldar, entao tentei ir polvillando farinha até uma consitencia mínima para enrolar os paes e acabou ficando a massa muito pesada. :/ Nunca consegui fazer pao, já tentei 3 vezes e ainda nao está dando certo. Alguma dica para padeira de primeira viagem?:..

suzi @ 19:15

Dom, 29/07/12

Olá Ana!

Os pãezinhos ficam um pouco moles sim, o truque é moldá-los com as mãos untadas de farinha ou de óleo. Experimente, não dá para colocar demasiada farinha porque senão ficam duros. Confirme ainda a receita e as quantidades pois basta uma ligeira diferença em qualquer ingrediente para não resultar! Bjs

Comentar post

suzise7epecados
Ideias recentes
 
messenger_code_117968768348004_2
Tags
Arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D

2016:

 J F M A M J J A S O N D

2015:

 J F M A M J J A S O N D

2014:

 J F M A M J J A S O N D

2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D

2009:

 J F M A M J J A S O N D

Mais comentados
183 comentários
164 comentários
72 comentários
60 comentários
Comentários recentes
  • Acabei de fazer esse bolo, ficou maravilhoso!
  • onde moro existem desses frutos silvestre ás carra...
  • Que bom aspeto.Beijinhos,Clarinhahttp://receitaset...
  • Muito fácil rápido e fica muito leve e fofo é me...
  • Que bolachinhas mais deliciosas.Adorava comer uma ...
  • Fiz e ficou maravilhoso
  • ADOREI FICOU FANTASTICO, VOU VOLTAR A FAZER MAIS V...
  • Boas.Não consigo encontrar o modo de preparação do...
  • boa noite, já tenho feito esta tarte varias vezes ...
  • Boa tarde Mariana!Sim, a água vai para o tacho, de...
  • Links
    RSS