Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

SE7E PECADOS

Este blog destina-se a divulgar receitas experimentadas por mim, adoro cozinhar, principalmente doces, receitas da minha avó, da minha mãe que me recordam o cheiro dos tempos de criança. E outras encontradas por esses blogs fora...

03
Mar09

A Abóbora - Parte I

suzi

TORTA DE ABÓBORA

 

 

Tenho lido em muitos blogs que, nesta época do ano, temos muitas abóboras e não sabemos bem o que fazer com elas. Pois... e eu também trouxe uma abóbora enorme da quinta este fim-de-semana.

 

Como sou muito gulosa decidi inventar, claro! Peguei nas minhas receitas e transformei-as em abóbora. Fiz uma torta de abóbora que ficou divinal. Correu muito bem, o meu jeito para enrolar tortas não é muito mas foi assim que saiu.

 

A receita aqui está:

 

Ingredientes:

900g abóbora crua e descascada

400g açúcar

5 ovos (separar claras e gemas)

5 colheres sopa farinha

1 laranja (raspa)

1/2 limão (raspa)

 

Preparação:

Cozer bem a abóbora em água com uma pitada de sal. Escorra-a muito bem num escorredor e deixar arrefecer, escorrer a abóbora entre as mão e colocar numa taça. Adicionar as raspas da laranja e do limão e o açúcar e mexer bem. Juntar as gemas, a farinha e as claras batidas em castelo.

Levar ao forno em forma forrada com papel vegetal devidamente untado e polvilhado com farinha.

Depois de cozida, tirar do forno e enrolar a torta num pano branco polvilhado de açúcar.

 

Nota: Quando escorremos a abóbora convém tirar o máximo possível da água para não estragar o resultado da torta. Há um truque que eu não utilizei para a torta mas costumo utilizar para os sonhos de abóbora que é colocar a abóbora num pano fino e apertar até sair toda a água.