Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SE7E PECADOS

Este blog destina-se a divulgar receitas experimentadas por mim, adoro cozinhar, principalmente doces, receitas da minha avó, da minha mãe que me recordam o cheiro dos tempos de criança. E outras encontradas por esses blogs fora...

22
Out09

World Bread Day

suzi

 

Atrasada, como sempre! O World bread Day foi no dia 16 de Outubro, na passada sexta-feira, é claro que quando vi a blogosfera inundada de WBD decidi que tinha que participar, afinal eu adoro fazer pão - yes, we bake! Acontece que o meu atraso não é assim tanto se considerarmos que eu fiz este pão ainda na sexta-feira e até acabou de cozer perto da meia-noite - acabei por participar ainda no WBD. Só deu foi para postar hoje...

 

Esta receita foi tirada do blog da Gaparzinha porque me apaixonei per este pão assim que o vi! Foi amor à primeira vista! Ficou espectacular! Só não pus o limão porque tenho uma família muito tradicional no que respeita a pães, mas adoro comer pão com umas gotas de sumo de limão e manteiga por cima... hummmm delicioso! Mas em casa fica tudo a olhar para mim com cara de enjoados.... ehehehe

 

A receita deste pão é bastante simples, há que ter é um pouco de atenção ao modo de 'dobrar' o pão, mas deixo aqui a explicação na íntegra para vocês experimentarem! Tal como a fiz.

 

 

Ingredientes:

350g água

1 colher chá sal

500g farinha de trigo sem fermento

1 colher chá fermento em pó p/ pão

 

Preparação:

Coloquei todos os ingredientes, pela ordem indicada, na MFP. Seleccionei o programa 'Massa' e quando terminou deixei mais umas horas a levedar, é claro que a massa tocou o topo da maquina! Não é que seja obrigatório, eu deixei mais tempo a levedar porque tinha outras coisas para preparar.

 

Retire a massa da máquina e com as mãos abra a massa de modo a formar um rectângulo. Dobre o lado mais comprido do rectângulo até ao meio e pressione a união com a mão. Dobre o outro lado da massa do mesmo modo, até ao meio também e pressione novamente. Agora dobre ao meio outra vez no mesmo sentido e pressione com as mãos na união. Tudo isto é que permite que se concentre a força da massa numa linha dorsal imaginária. Volte a massa de modo que a costura fique para baixo.

 

 

Deixe levedar novamente durante cerca de 1 hora.

 

 

Depois leve a cozer a forno a 220º durante cerca de 45 minutos, isto dependendo sempre do forno que utilizar. No forno coloque um tabuleiro com água para que faça vapor no sentido de criar uma crosta estaladiça. E criou!

 

Este pão não tem explicação! Ficou excelente! acho que foi o melhor pão tradicional que já fiz! E a família adorou! Quando chegar o inverno vou fazê-lo no forno a lenha da quinta!

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.