Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SE7E PECADOS

Este blog destina-se a divulgar receitas experimentadas por mim, adoro cozinhar, principalmente doces, receitas da minha avó, da minha mãe que me recordam o cheiro dos tempos de criança. E outras encontradas por esses blogs fora...

08
Set09

Marmelada

suzi

 

Nesta altura do ano há uma coisa que faço sempre: Marmelada. Costumo fazer com os marmelos da quinta mas desta vez fiz com 2 kilos de marmelos que me deram. Eram excelentes porque eram grandes e davam muito menos trabalho a cortar e descaroçar, mesmo assim ainda fiquei com marcas nos dedos... Mais tarde farei com os da quinta!

 

Ingredientes:

1,3kg de marmelos

700g açúcar

5 colheres sopa de água

2 colheres sopa sumo limão

Casca de 1/2 limão

 

Preparação:

Corte os marmelos em 4 e retire a totalidade do pé e caroço. De seguida coloque-os na panela de pressão juntamente com os restantes ingredientes.

 

 

 

Tape a panela e depois de começar a fazer barulho regule o lume para o mínimo. Deixe cozer durante cerca de 20 minutos. Deixe sair a pressão e abra a panela. Triture tudo muito bem com a varinha mágica.

 

 

Distribua por taças não muito grandes e deixe arrefecer durante cerca de 2 dias. Depois pode tapar e guardar.

 

 

Rendeu estas três taças e mais um pouquinho. Já distribuí pela família, temos comido um pouco e está prestes a acabar. Vou mesmo ter que fazer mais para guardar para o inverno.

 

Ficou deliciosa. Ficou escura como eu gosto por ter sido feita na panela de pressão e também por ter levado a casca. No fim de bem triturada nem se nota! E a casca do limão não é retirada de propósito, é triturada também, o que lhe confere um sabor muito agradável.

 

Com os restantes marmelos fiz uma experiência que não correu nada mal, mas podia ter corrido melhor, apurei um ponto, mas o resultado de outra parte da experiência não correu tão bem. Eu explico!

 

Esta parte foi feita numa panela sem pressão o que fez com que a marmelada fique bastante dura como eu acho que deve ficar, a primeira ficou um pouco menos consistente, mas durável. Por outro lado tinha visto numa revista a compota de gengibre e como sou fã experimentei acrescentar gengibre nesta marmelada. Ficou muito bom, mas talvez tenha colocado demais pois ficou um pouco picante - é estranho, não é? Mas a mistura até saiu bastante agradável, é uma experiência de sabores que não me arrependo nada! De qualquer modo aconselho a quem quiser fazer utilizar metade do gengibre que utilizei. Aqui fica:

 

Ingredientes:

700g marmelos

300g açúcar

100g gengibre fresco (coloque apenas 50g)

 

Preparação:

Prepare os marmelos como na receita de cima. Coloque tudo numa panela normal e leve ao lume até ferver.

 

 

Deixe ferver até os marmelos estarem bem cozidos. Nesta altura triture muito bem. Coloque num recipiente e deixe esfriar durante dois dias até poder tapar e guardar. Ficou mais clara e mais dura como podem ver.

 

 

Valeu a pena o teste de novos sabores! Experimentem esta versão mas com pouca quantidade pois podem não gostar do sabor! Eu adorei porque adoro gengibre! 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.