Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SE7E PECADOS

Este blog destina-se a divulgar receitas experimentadas por mim, adoro cozinhar, principalmente doces, receitas da minha avó, da minha mãe que me recordam o cheiro dos tempos de criança. E outras encontradas por esses blogs fora...

24
Ago09

Tarte de Maçã III

suzi

 

Esta é a terceira Tarte de Maçã que publico neste blog. Sem dúvida que é um tipo de tarte muito versátil e que se pode fazer de muitas maneiras. Esta surgiu por acaso. Na quinta temos várias macieiras de várias espécies e, este ano foi um bom ano de agricultura, logo também um bom ano para as maçãs. Como estas:

 

 

Ou estas:

 

 

São superbiológicas pois não levam nenhum tipo de produtos químicos, talvez por isso algumas tragam de bónus a tipica lagartita como se pode ver na maçã mais perto (o buraquinho por onde a dita saiu):

 

 

Estas maçãs são deliciosas, são ácidas e não farinhentas como a maioria que compramos. Foi por haver muitas que me lembrei de fazer uma tarte. Assim fui tendo ideias e fui fazendo aos poucos, vou deixar aqui os ingredientes:

 

Para o Creme

Ingredientes:

1kg maçã

1 maçã

80g açúcar

50g sultanas

50g avelãs em pedaços

12 amoras silvestres

1 colher chá bem cheia canela

 

Preparação:

Colocar 1 kg de maçãs numa caçarola, cobri-las com água e juntar o açúcar. Quando estiverem bem cozidas triturar com a varinha mágica. Eu deixei-as cozer tão bem que não foi necessário triturar. Depois levá-las ao lume novamente e adicionar a canela, as sultanas, as amoras e as avelãs. Envolver bem, deixar cozer mais um pouco e reservar.

 

Para a Base (massa quebrada):

170 g de farinha de trigo
80g de manteiga
50g de açúcar
1 pitada de sal fino
5 colheres sopa leite frio

 

Preparação:

Num recipiente colocar a farinha e juntar a manteiga à temperatura ambiente. Misturar bem. Adicionar o açúcar, o sal e o leite. envolver muito bem e colocar no frigorífico durante 30 minutos.

 

Passado esse tempo forre uma tarteira de pirex com a massa, espalhando com os dedos. Cobrir com o creme.

 

 

No fim, corte a maçã em fatias fininhas e disponha-a por cima do creme.

 

 

Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 30 minutos.

 

 

Ficou bem cozida porque aquele forno é um bocadinho exagerado e enquanto tomei um banho ele tomou a liberdade de tostar de mais. Mas a verdade é que ficou deliciosa como se pode ver imaginar:

 

 

Uma boa aposta para utilizar maçãs. Amanhã vou fazer outra mas com uma receita diferente! E pronto, agora digam que as maçãs não engordam... ehehehe

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.