Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SE7E PECADOS

Este blog destina-se a divulgar receitas experimentadas por mim, adoro cozinhar, principalmente doces, receitas da minha avó, da minha mãe que me recordam o cheiro dos tempos de criança. E outras encontradas por esses blogs fora...

13
Ago09

Beldroegas

suzi

 

 

Esta planta chama-se beldroega. A beldroega [portulaca oleracea] cresce espontaneamente nos campos no verão. No meu caso nasceram no meio da sementeira das batatas. Este ano até nasceram mesmo muitas.

 

 

É rica em Ómega 3, Vitaminas A, B e C, carotenos e minerais como o magnésio, calcio, potássio e ferro. Esta planta é rica em antioxidantes e tem também propriedades antimutagénicas.

 

Medicinalmente é usada contra obtipação e contra inflamações do trato urinário. A erva fresca macerada pode ser aplicada em queimaduras e picadas de insectos. Também aliviam a dor e o prurido e facilitam a cicatrização.

 

São utilizadas na cozinha para fazer sopa, em que não devem cozer muito e também em saladas onde se colocam as pontinhas cruas.
 

Eu fiz uma sopinha que estava divinal. Não é preciso receita, faça um puré normalmente e depois de triturado com a varinha mágica coloque as beldroegas sem os talos e deixar levantar fervura durante 2 ou 3 minutos. Tem um sabor a levar para o agrião e uma textura como a do espinafre.

 

 

Eu sei que é muito difícil encontra-las em supermercados, só mesmo quem tenha um quintalinho é que pode aproveitar esta época para espreitar e ver se não andaram por lá!

12 comentários

Comentar post