Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SE7E PECADOS

Este blog destina-se a divulgar receitas experimentadas por mim, adoro cozinhar, principalmente doces, receitas da minha avó, da minha mãe que me recordam o cheiro dos tempos de criança. E outras encontradas por esses blogs fora...

02
Abr09

Pão de Centeio

suzi

Ontem, o dia Cor-de-Laranja, foi um sucesso, houve muitas participações, muita imaginação e sobretudo ideias muito diversificadas. Portanto no dia 15 de Abril lá estaremos! A Mary já escolheu a cor - Vermelho! 

E, para descansar dos doces, hoje vou deixar aqui um dos meus pães preferidos, o Pão de Centeio, nem sempre faço a receita igual porque vou variando com os flocos de trigo ou aveia, com as sementes, oras de linhaça, ora de girassol... enfim, este pão é dado a muitas diversificações, conforme os gostos. E porque, de vez em quando, tenho que variar - mas também não posso variar demais porque se não... ninguém come... ops...

 

 

 

A receita de hoje é a seguinte:

 

Pão de Centeio

1 copo de água morna (240ml)
1 colher de sopa de azeite

1 1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa açúcar
1 colher de sopa de leite em pó
2 copos de farinha de trigo especial (480ml)
1 copo de farinha de Centeio (240ml)
2 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco
2 colheres sopa sementes linhaça

1 colher sopa sementes girassol

 

Preparação:

Colocar todos os ingredientes na MFP pela ordem indicada excepto as sementes, escolher o programa 'Integral', o tamanho 700g e a tostagem conforme apreciar. Quando a MFP apitar, colocar as sementes e deixar terminar o programa. Este pão não cresce muito por ter uma grande quantidade de centeio na sua composição, e eu não ponho demaisado fermento porque depois nota-se o sabor.

 

Desta vez adicionei flocos de Aveia tendo reduzido um pouco a farinha de trigo. Não esquecer de verificar a consistência da massa 5 minutos depois de ter iniciado o programa, é condicionante para o sucesso do pão.

8 comentários

Comentar post